Vintage Mood: Orkut

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Aqueles gifs nada a ver com a postagem (mas tem o L seduzindo, adeus)

Aloou, calopsitas macabras! Descansaram bastante no feriado? Eu não, mas tudo bem, somos jovens e temos a vida inteira pela frente! -q Eu estou toda feliz com um celular novo que ganhei/comprei, no qual FINALMENTE consegui jogar Pokémon GO! Nossa, sério, to muito feliz! Além do Pokémon, tem vários joguinhos que baixei e alguns aparecerão nas atualizações do mês, então aguardem, hohoho. E baixei o Manga Rock, um aplicativo supimpa para ler mangás! Falando nisso, estou vendo várias coisas também. Isso graças à Olívia estar trocando o dia pela noite e eu poder assistir tudo que quero da meia-noite às cinco huashuashua... *chorando* (by the way, o post ta saindo segunda e eu falando do feriado da semana passada, a correria é uma coisa linda, principalmente com a falta de assunto pra postar |D) (e perdão por eu não estar comentando 100% nos blogs de todo mundo, quando eu vejo já tem três postagens e eu aqui tentando alcançar -q)

Bem, hoje o post é sobre aquela rede social sensacional que ruleava o mundo a long time ago: Orkut! O que dizer desse site que mal conheço e já considero pakas? Eu havia até pensado em escrever um post com o título "Facebook X Orkut", mas resolvi falar mais deste último e encaixá-lo no tema Vintage Mood. Eu aposto que no final desse post vocês vão desejar que o Orkut volte a existir, com todas as suas comunidades, recados, pessoas sexys e joguinhos. Huashuashua

A interface do Orkut e os computadores que o utilizavam -q

O Orkut é uma rede social que surgiu em 2004 e se popularizou muito no Brasil nos anos seguintes. No começo, as pessoas precisavam de um convite para entrar na rede, ou seja, só entrava quem tinha aquele amigo badass que possuísse uma conta. Mas depois de um tempo (não lembro se antes ou depois de ser comprado pelo Google) as pessoas podiam criar uma conta e entrar sem convites. Bom, quando eu entrei na rede, ainda precisava de convite, então né.

O objetivo da rede era como qualquer outra: fazer com que os membros socializassem. Sinceramente, o orkut era ótimo pra isso - afinal todo mundo estava lá. Você tinha seu perfil e as pessoas podiam deixar recados e depoimentos, mas você não precisava ver constantemente o que os outros postavam - você escolhia se queria visitar o perfil de alguém ou não. Isso era ótimo, porque deixava tudo mais limpo e sentíamos que tínhamos mais liberdade de escolha (afinal, no FB, por exemplo, não podemos escolher 100% do que queremos ver na timeline).

E as comunidades! O melhor do orkut, sem dúvida nenhuma, eram as comunidades. Elas podiam ser abertas ou não, podiam ter mais de um administrador (coisas que o FB depois copiou descaradamente), mas elas possuíam títulos e descrições muito úteis (ou absolutamente nada a ver)! E, claro, os tópicos! Os tópicos funcionavam como em fóruns, alguém começava um assunto e as pessoas iam discutindo. Haviam tópicos sérios, de discussões reais, e outros mais descontraídos. O certo é que, não importa pelo que você procurasse, você acharia em algum tópico de alguma comunidade. Haviam ainda joguinhos, brincadeiras e até RPG jogados em tópicos do orkut! E outra: eu fiz muitas amizades em uma comunidade do orkut, amizades estas que perduram até hoje. Sim, agora esses mesmos amigos tem um grupo do FB, mas quem disse que é a mesma coisa que no orkut? Não é. Não é meeeeesmo! Fora as comunidades de pirataria, onde você encontrava qualquer coisa para baixar; comunidades de milhões de usuários; comunidades criadas para nossos amigos (tipo "Eu Adoro Fulano de Tal"); etc.

Além de tudo isso, você podia ter fãs (!), você não precisava usar seu primeiro nome, muito menos seu nome verdadeiro (inclusive, ele mesmo o incentivava a usar um "nick"), e agora chegamos ao ponto que resume o que eu mais gostava no orkut, que não há em nenhuma outra rede social (pelo menos as mais conhecidas): a personalização do texto! Gente! Você podia colocar negrito, itálico, sublinhado, colorido, fontes de tamanhos diferentes, enfim, você podia personalizar qualquer texto que escrevesse de qualquer jeito!! Isso era MUITO mágico! E ainda: era moda utilizar aqueles caracteres especiais, tipo isso: ʜɛɩσιѕɑ ѐ σ мɛμ иσɱɛ.

E o que dizer da "sorte do dia"?? O orkut era tão bacana que ele trazia uma mensagem motivacional para nós todos, super gente boa. E mesmo quando a página dava erro, ele conversava com a gente: "Bad, bad server. No donuts for you". Um fofo. No orkut, ninguém precisava de Likes (ou "amei", "haha", whatever); a gente demonstrava tudo de uma forma mais humana. E o Buddy Poke e a Colheita Feliz? hasuhasuhas <3 Esse post do BuzzFeed está recheado de nostalgia pelo falecido. <3

A minha única crítica ao Orkut é sobre seus anos finais, em que deixou de ser aquele velho orkut para se transformar em uma mistura de orkut com facebook. Totalmente desnecessário, e aí eu já não entrava mais na rede (principalmente porque ninguém entrava mais, então estava tudo deserto por lá).

Mas, é verdade que a época era outra. Hoje em dia tudo está mais politicamente correto, algumas comunidades do Orkut seriam seriamente denunciadas atualmente. As pessoas mudaram, os tempos mudaram. Então o que nos resta é aproveitar a nostalgia e as boas memórias que temos desses tempos antigos. :')

P.S.: Existe o e-orkut, um site que recria as funcionalidades do orkut.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Ohey, Helocchi ~

      SOCORRO, OLHA PRA ESSE GIF DO L AUSHAUSHAU' ~sou team kira, mas a gente releva v:
      Etto... Feriado? Que feriado? -q Só sei que estou desde quarta feira sem ir à escola, meio deprimida sabe? -q Mas não é nada demais -qq

      Aww, eu comprei meu celular (mentira, foi a mommy) mas ele ainda não chegou TuT sim, eu compro online pela mais intensa preguiça de ir até a loja -q

      Wah, eu queria jogar pokémon go TuT Eu sou team valor -q Joguei bem pouquinho no celular da minha irmã e enjoei, mas vai que fica mais legal tendo o meu :v ~what~ Quer dizer que a Ollie virou madrugadeira? -qqq

      E eu nunca tive um orkut, mas pelo que todo mundo falava ele parecia bem legal v: ~indo aprender

      AISHAUSHUA QUEM TINHA O AMIGO BADASS, POR QUE EU RI DISSO? DELS ~
      UAHSAHUS' eu ouvi falar que essas comunidades eram bem cabeludas (what?), cheias de coisas lokas e tal. Acho que até tem algo parecido no google plus, mas sei lá, não sei usar aquele negócio -q
      Aww, eu lembro que minha mãe tinha um monte de personalizações loucas no orkut dela, eu achava aquilo mó legal (EU FALEI MÓ DE NOVO ALGUÉM ME MATA) e até confundi com um blog no início -q

      AUHSAUSHAU' Sério, agora parece tão divertido ;u; Mas eu não participei disso, acho que o mais velho que cheguei a conhecer é o MSN -qq

      AAH eu vi esse site, mas não entrei por preguiça -q

      Sayonara o/

      Excluir
    2. Oieee Yuni! o/

      HashHUASUhuhas eu sempre fui team L, ele é muito fofo comendo doces *u*

      Às vezes comprar online fica mais barato, então acho bem válido :T

      Éééé, agora já estou jogando bem menos Pokemon Go do que no começo, a gente acaba enjoando e-e Graças a deus Ollie voltou aos horários normais agora ahsuahsuahsuas

      Siiim, Orkut era muito bom! As comunidades eram muito da hora, e eu também nunca aprendi a usar o Google+ e nem pretendo aprender -q
      HAUSHAUSHAUS "mó"

      Ah, o MSN era ainda mais lekau *---*

      Huhasuhasuh byee o/

      Excluir
  2. Olá, Helo! \o/

    Primeiramente, gostaria de falar desse gif sedução do L. ADOREI! POSTA MAIS! HAHAHA. O L é o meu personagem favorito de Death Note. Esse jeitão meio esquisito dele... Aaaah, não tem como não crushar. ♥

    Aêêê, mais uma jogando Pokémon GO. \o/ Falando no jogo, tem um tempinho que não jogo. Tentei jogar um dia desses, mas só gastei crédito, porque não consegui conectar ao servidor. T_T

    Então, QUE NOSTALGIA. Parece que foi ontem que eu jogava Colheita Feliz e Café Mania (acho que era esse o nome) no Orkut. E Buddy Poke? NEM ME FALA. Acho que é o que eu mais sinto falta do Orkut. ADORAVA.

    As gerações futuras jamais saberão a sensação de participar de tantas comunidades onde o título não faz o menor sentido, mas a gente entrava porque parecia legal, huashuashuash. Mas confesso que, apesar de usar o Orkut por algum tempo, eu não cheguei a utilizar todas as funções. Sequer mandava scrap pros amiguinhos (só as vezes). Gostava mais era de ficar jogando. Já meu primo fez vários amigos no Orkut, principalmente porque ele é fã da P!nk, então ele vivia nas comunidades.

    Nem sabia que, no início, precisava de um amigo BADASS para poder usar a rede social, huehuehu. E não conhecia esse site, acho que um dia crio uma conta para ver como é. :v

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá, Smoak! o/

      HAHAUHA L é muito sedução comendo doces, gente! Ele também é meu personagem favorito, não só de Death Note, como um dos que mais gosto em geral. <3

      Yaaay! Agora eu já não estou mais jogando tanto, porque enjoei um pouco, mas é bem divertido! Pena que às vezes ele dá uns bugs ;-;

      SIIIM hahahahaha Nossa, colheita feliz! E o BuddyPoke, adorava aquilo! O Orkut tinha umas coisas muito boas, hunf.

      Jamais, é uma pena! Ah, eu usei muuuito, acho que usei todas as funções dele e mais um pouco hahahaha Eu também fiz muitos amigos lá, nossa.

      Pois é, precisava mesmo! Bem no começo, mas ainda bem que depois tiraram isso ahahaha

      Beijos!

      Excluir
  3. YOOOOOO HELO \O/

    Mulher, acredita que além do feriado de dia das crianças teve hoje (quarta) o feriado de niver do meu município E NOS DOIS FUCKING FERIADOS PASSEI O DIA TODO TENDO QUE ESTUDAR Ç-Ç Tô até com post monstrão cheio de surto com shipps mega atrasado e sabe-se-lá-quando a luz divina dos meus tempos de vagabunda-não-faz-nada irão retornar ç-ç

    ENFIM, shasuhahsuas minha mãe sempre fala que quando eu e meus irmãos erámos pequenos, a pior hora era durante a noite quando eu e meus irmãos acordávamos com fome e talls e-e Enfim, mas que bom que a Olívia tem dado uma trégua xD

    Sobre o Orkut eu me sinto uma batata, pois eu não tive orkut '-' Na época em que o negócio era forte, eu ainda era meio criança então os meus pais não deixavam eu mexer em redes sociais com medo de dar mutreta e talls. Porém, até depois de mais crecidinha eu acabei não adentrando ao universo purpurinado de pessoas sexys, aliás, até hoje eu não sou muito ligada em redes sociais '-'

    MAAAASSSS, eu me lembro de muita coisa, pois de alguma forma acabei vendo por fora as purpurinas dessa rede social e eu acho que uma das coisas mais loucas era justamente personalizar letras... SENHOR BROTAVA CADA FONTE, me lembro que também tinha gente que deixava aqueles recadinhos em formato gif cheio de brilho e purpurina, ou então uns "desenhos" usand letras/símbolos e pah (que até hoje eu não sei como diabos fazem aquilo).

    OU ENTÃO AS CORRENTES PACTUADAS! PQP me lembro que uma vez tava eu bem de boas com uma amiga minha no orkut dela e fomos ler um """""racadinho""""" que haviam deixado para ela, E NO FIM ERA UMA CORRENTE! PQP as trouxas ainda se prestaram a sair que nem umas loucas repassando para Deus e mundo '-'

    E sobre a imagem do pc antigo.... GENTE, ATÉ ANO PASSADO EU AINDA TINHA UM DESSES EM CASA HSAUSHUASHUAHSUAHU Minha família curte pagar uma de museu :v Me lembro desses pc quadradão branco que no final ficavam tudo amarelado '-'

    Enfim, tem muita gente que fala do orkut e talls como algo "passado obscuro", mas no final acho que era justamente toda essa purpurina (um tantinho bizarra até) que dava graça a rede social e que fez ela ganhar tanta força. É uma pena que o tempo passa e as pessoas e coisas acabam mudando, pois nesses momentos sempre brota aquela saudade e nostalgia. Aliás, ultimamente facebook tem se tornado um lugar de textão e gente tretando (de vez em quando tenho até um medinho da rede social '-')

    E essa parada de amigo pika das galáxias pra dar convite pra entrar é nova para mim! NUNCA imaginei que no começo o negócio funcionasse assim '-'

    Kiss

    ResponderExcluir
  4. Heeeyo!

    MDS que layout é essssse????? Quer me matar do coração, jovem? Ameeei ♥ E essa data, santas abóboras voadoras, é muito perfeita. o footer também é uma divosidade que só. Adorei esse tom de roxo, uma graça.

    Meninaa eu pirava no orkut. Pensa numa cidadã que não tinha internet em casa e ia na lan house só pra ficar mandando scrap pras pessoas (e eu mandava aquelees bem zoados mesmo heueheu). As comunidades, MDS, passava horas procurando as mais loucas possíveis. Bons tempos. Hoje eu não lembro nem o e-mail que eu usava naquela época. Caraaa, faz muito tempo!

    Bateu uma nostalgia nervosa agora!

    Kiss
    BROKEN.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Helo!! Primeiramente, estou babando nesse layout! Sério, tá demais. E "segundamente", comecei lendo pensando tipo "ahh Orkut era tão "coisa de tia" duvido que eu vá sentir falta", mas depois bateu uma nostalgia HARD. Fiquei lembrando que eu mandava depoimento pros amigos, dos scraps animados, dos perfils caprichados do quem sou eu hsuahsua AHH que saudade. Além do politicamente correto, naquela época não existia também essa "imagem profissional", lá todo mundo era meio "tia" mesmo e era só amor hsuahsuahus Acho que a nossa geração tem isso. Vivemos o Orkut! shsuahsa
    Bjos Helo!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, olá!!
    É a primeira vez que visito aqui, gostei bastante daqui.

    Antes de tudo, esse layout tá extremamente lindo, meu DeuuuUUS.
    Eu não usei muito o Orkut, porque quando criei minha conta (lá pra 2012/2013), a maioria do pessoal já tinha migrado pro Facebook *cries*, mas eu consegui aproveitar um pouco pois tinham alguns familiares lá, então eu sempre recebia aqueles recadinhos fofos. Também AMAVA os joguinhos, se bem que o Facebook também tem, mas não se compara ao Buddy Poke e todas as outras pérolas do Orkut.
    Eu definitivamente não consigo gostar do Facebook. Eu acho que as coisas lá são bem... superficiais. As pessoas se preocupam demais em agradar os outros com uma aparência apenas pra ganhar "likes" e coisas do tipo.
    Orkut era uma rede social incrível, uma pena que a maioria das coisas são substituíveis (mas eu realmente espero que alguém crie uma Rede Social melhor que o Facebook -q).

    Beijos! ♥~~
    {petit ~ flowers}

    ResponderExcluir

Vai comentar, velhinho? Fico agradicida!
Mas por favor, sem spam ou xingamentos, o resto ta liberado! 8)

Alguns emoticons dywos, use sem moderação:
ಠ◡ಠ . ( ͡° ͜ʖ ͡°) . (ノ・ω・)ノ . (σ≧▽≦)σ . ツ . ¯\_(ツ)_/¯ . (╥﹏╥) . ♥ . ☻ . ✿ . ☮ . ☯ . ® . ™ . ♣ . ✌ . ♪ . ♫