Retrospectiva 2022

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022



Olá! Como você está? Espero que bem, neste finalzinho de ano!

Sei que sumi por um tempão, mas me deu uma vontade de simplesmente escrever esta retrospectiva, sabe. Porque 2022 foi um ano muito louco. Isso não significa que vou voltar a escrever no blog com frequência, mas onde mais eu poderia escrever senão o espaço que sempre esteve aqui para isso, meu blog?

Acho que é legal analisar o ano que passou e, no ano seguinte, olhar este post e absorver, refletir sobre o ano anterior e as mudanças que tivemos interna e externamente. Às vezes é até mais fácil falar do mundo externo do que de nós mesmos, dos nossos sentimentos, mudanças e nuances. Acho dificílimo analisar o meu interior, perceber como me sinto, contemplar minhas mudanças, meus humores. Talvez isso seja mais fácil para outras pessoas, mas para mim, é realmente complexo.

Mas, enfim, voltando a essa retrospectiva: 2022 foi um ano longo, longuíssimo, mas que graças a Deus está chegando ao fim. Um ano de muitos, inúmeros acontecimentos impactantes tanto na minha vida pessoal quanto no Brasil e no mundo. Eu estou muito feliz com algumas conquistas, mas, ao mesmo tempo, revoltada com alguns acontecimentos. Vou tentar relembrar desde o início do ano até aqui, para facilitar as lembranças.

No início do ano, em janeiro, eu pude viajar para Ubatuba com a Olívia, minha mãe e a minha prima, e foi uma ótima viagem! O tempo estava excelente (nenhuma chuva e muito, muito calor) e a pousada e quiosques eram ótimos. A praia e o bairro em si podiam ser melhores, mas ainda assim deu pra curtirmos muito. A única pena foi o fato de que meu pai estava com o pé quebrado, então não pôde nos levar nem aproveitar. Ele teve uns meses bem ruins com a perna quebrada, coitado. Passou mal, ficou angustiado, mas no final deu tudo certo.

Mas a vida é engraçada às vezes. Não fosse a perna quebrada do meu pai, eu não teria aprendido a dirigir. Pois é. Eu já tinha carta há alguns anos, há uns 5 ou 6 anos, mas eu não sabia e não tinha coragem de dirigir pela cidade. A verdade é que o fato de ficarmos sem poder usar o carro porque só meu pai dirigia foi o fator decisivo para que eu aprendesse a dirigir. Fui atrás de aulas particulares, que me ajudaram muito mas no fim das contas acho que gastei demais, mas tudo bem. O fato é que aprendi a dirigir, dirijo de boa pela cidade e isso é uma grande conquista que tive este ano!

Falando em gastar um pouco mais do que gostaria, eu sofri um golpe este ano que me deixou aborrecida: comecei a investir em criptomoedas através de um jogo, o Ccar. Gastei cerca de 2000 reais com as cripto, acreditando que iria receber pelo menos o dobro disso a médio prazo, mas o que aconteceu? Os desenvolvedores faliram a moeda, ou seja, ela perdeu todo o valor e eu perdi basicamente tudo o que investi. E eu já não tinha muito na poupança, então isto realmente me preocupou. Mas, como há males que vêm para bem, isso foi o que me motivou a procurar emprego de verdade: após mais de um ano desempregada, após a pandemia ter dado um descanso, eu fui procurar emprego. Ah, mas falando em pandemia: também peguei COVID este ano, pela primeira e única vez até agora. Em janeiro, lá estava eu com COVID! A sorte é que eu já havia tomado 3 doses, portanto a doença foi muito branda e não transmiti para quase ninguém, exceto para o Gabe, meu namorado. Mas é a vida, ambos ficamos bem e é isto que importa.

Como eu disse, fui procurar emprego. E encontrei! Em fevereiro, fiz algumas entrevistas, e fui chamada em uma delas. Era um emprego totalmente home-office, na minha área (design 3D), porém para a área da saúde. O lado ruim? Era PJ, com salário de 3000. Achei um pouco baixo para a função, mas pra quem estava desempregada, não dava pra reclamar, né? Mas aí é que veio outra notícia: eu tinha acabado de aceitar este emprego, e de repente me chamaram em um outro que eu tinha feito entrevista também. O outro era PJ também, mas o salário bem mais alto. E eu precisaria ir presencialmente 3x na semana, pois era modelo híbrido. Fiz os cálculos, ouvi meu coração e escolhi o lugar com salário mais alto, pois acima de tudo, era na área de jogos, onde eu queria entrar. E então, em março, lá estava eu, empregada!

Mas, como este ano foi uma loucura, é claro que algo ruim iria acontecer, né? Então, simplesmente começaram a atrasar os nossos salários em junho. Em agosto, nos mandaram todos embora por falta de dinheiro para pagar os funcionários. Simplesmente, do nada, sem nem pagar o salário e muito menos a rescisão, nos mandaram embora. Estava lá eu, dia 16 de agosto, saindo com uma mão na frente e outra atrás. Mas, como tudo que é ruim durou pouco neste ano, eu procurei emprego LOUCAMENTE nos dias que se seguiram à minha demissão e, com muita sorte do destino, consegui um novo emprego apenas uma semana após ter sido demitida! Então, dia 1º de setembro, lá estava eu começando num novo emprego - desta vez, para meu alívio, CLT, e também na área de jogos, com um bom salário, totalmente home office. É aquela máxima do "quem ri por último, ri melhor", não é mesmo? Eu, que contraí várias dívidas durante o ano todo, por tentar a sorte e falhar com as criptomoedas, por arranjar um emprego péssimo e não receber, finalmente consegui um emprego decente, um salário fixo e me organizar financeiramente. E termino o ano neste emprego, no azul e linda e plena, obrigada.

Mas, a gente não queria deixar barato pra empresa que ferrou com a gente (digo, os funcionários, mais de 15 pessoas que foram demitidas de uma vez só), então o que fizemos? Fomos atrás de um advogado. Entramos com o processo. Eu tive a sorte de ser a primeira a ter a audiência marcada e, no final de novembro, fui à audiência. Conseguimos um acordo bom, muito facilmente, e me foi prometido receber a primeira parcela do acordo dia 15 de dezembro. Porém, adivinha? Pois é: não cumpriram o acordo judicial, simplesmente não me pagaram. E isso é uma pendência que, infelizmente, vou ter que deixar pra 2023. Veremos se isso será resolvido ou não.

Mas, nem só da minha vida profissional foi feito o ano de 2022 (ufa!). Também tivemos uma loucura que se chama eleições. Estas eram eleições muito aguardadas por minha pessoa pois, finalmente, teríamos pelo menos a chance de tirar aquele energúmeno incompetente e fascista desgraçado do poder, Jair Bolsonaro. Acho que não é novidade para ninguém que acompanhou o blog há alguns anos o quanto eu odiava o Bolsonaro desde que ouvi falar sobre ele, lá no CQC. Meu ódio por ele só aumentou ao longo dos anos, principalmente em 2018, quando ele venceu as eleições para presidente. Eu simplesmente não conseguia acreditar - e custo a acreditar, até hoje - como um ser desses conseguiu se eleger. Na minha opinião, a princípio, ele deveria ser inelegível desde sempre. Uma pessoa com as falas que ele faz e fez a vida inteira, deveria no mínimo estar preso por diversos crimes. Então, em 2018, eu chorei muito, fiquei completamente deprimida com a vitória dele nas eleições, mas no dia seguinte, segui a minha vida. Afinal, o que eu poderia fazer? Então, chegaram as eleições de 2022 e eu trabalhei igual um cão pra tentar mostrar às pessoas o monstro que ele era. Sim, eu admito, fiz uma campanha online massiva, entrei em grupos de resistência, compartilhava o máximo de coisas possíveis a favor de Lula e contra o Bolsonaro. Queria muito que o Lula tivesse ganhado no primeiro turno, porque o segundo foi sufocante e terrível, mas tudo bem. O que importa é que, apesar de todas as tentativas de golpe que o Bozo deu, apesar de todas as tentativas de comprar votos, ele ainda assim perdeu. O Lula foi eleito, e eu estou muito feliz! Só o alívio de poder saber e ver aquele filho duma puta sair da presidência, já foi, para mim, a maior vitória de 2022. Eu não precisava de mais nada, sinceramente. O mal que o Bozo fez para o Brasil em apenas 4 anos foi surreal. Imagina mais 4 anos disso? Enfim, apesar da insalubridade que foi o período eleitoral, o importante é que: VENCEMOS e finalmente passou! Talvez, isso até entre pra lista dos males que vêm pra bem, sei lá hahahahaha

Um adendo, apenas: estou rindo à beça dos otários que estão "protestando" (pra mim os chamaria de terroristas golpistas) em frente aos quartéis, pedindo intervenção militar. Não vejo a hora de essas pessoas desistirem, irem para suas casas e seguirem suas vidas. Porém, embora a gente ria um pouco, é bem triste ver pessoas nessa situação. O tamanho da lavagem cerebral que sofreram, o comportamento de seita que praticam. Cantando o hino para pneus e caminhões, marchando desengonçados, passando o Natal longe das famílias, pegando leptospirose, por algo totalmente inventado. Por um inimigo que nem existe. Por financiamento de alguém que não tá nem aí pra eles. É muito triste, espero que acordem e percebam o que realmente está acontecendo. O que esse pessoal vai precisar de tratamento psiquiátrico, não é brincadeira!

Este ano também teve a Copa. Bom, eu sempre aproveito muito e gosto bastante da época da Copa - sei que este ano o fato de ter sido sediada em um lugar como o Catar foi uma merda, mas ainda assim torci demais pro Brasil, queria tanto o hexa! Mas, no fim das contas, fiquei feliz que pelo menos quem ganhou foi o Messi, que merecia mais do que ninguém uma Copa do Mundo na atualidade. E a França, sinceramente, eu não queria que ganhasse não. Primeiro porque eles já têm uma Copa recente (a última), segundo que muitos europeus falam mal dos sul-americanos, inclusive alguns jogadores do time francês. Então, bem feito! Mas o importante é que a final foi um jogão e tivemos muitos memes e surpresas boas nessa Copa (como o Richarlison) - que, aliás, já foi uma Copa bem estranha a começar da data. Ainda bem que a próxima vai voltar à normalidade na época em que estamos acostumados rss
Um adendo: infelizmente, neste finalzinho de ano, perdemos o Pelé, nossa eterna lenda do futebol. Uma perda muito grande, mas que ele descanse em paz agora, onde quer que esteja.

Bem, fora isso, tem também o fato de que parei de fazer lives por conta do emprego. Como comecei a trabalhar fixo, resolvi parar com as lives pois não teria mais tempo. Foi triste e sinto muita falta delas, porém continuo postando conteúdos no canal do Youtube. E penso em voltar a fazer lives em algum momento. Elas fizeram muito bem pra mim, salvaram a minha pandemia e foi graças a elas que conheci o meu namorado. Então, fica aí a menção honrosa a esta parte da minha vida que teve de terminar este ano (mesmo que provisoriamente).

Este ano também foi o primeiro da Ollie na escola nova, pois ela entrou no primeiro ano do fundamental. É meio loucura lembrar disso, pois parece que faz um tempão. Ela se adaptou muito bem, fez novos amigos, e evoluiu bastante este ano. Porém, também foi o ano em que tivemos que parar a terapia, minha e dela. Infelizmente em agosto, quando fui demitida, cheia de dívidas, não consegui mais ter dinheiro para pagar a psicóloga, e resolvi parar as consultas. Infelizmente, ainda não tenho condições financeiras de voltar, então continuamos sem. Mas estamos indo bem sem a terapia, após 5 anos fazendo, mas ainda penso em pelo menos colocar a Ollie de volta quando tiver uma graninha a mais.

Na falta de terapia, porém, comecei a fazer natação novamente. Eu fazia quando era criança, e fiquei com vontade de me exercitar este ano. Então, lá pra maio, fui a uma academia e fiz um plano para mim e para a Olívia, então estamos nos exercitando e está sendo muito bom!

Acho que foi isto. Esse ano, como em todos os outros, também assisti a algumas séries, filmes, animes, mas não vou citá-los por aqui. Se eu tivesse mais tempo, faria aquele quadro de retrospectiva dos filmes e séries do ano, mas meu tempo é bem escasso agora e as prioridades são outras, infelizmente. Mas sim, assisti a bastante coisa, li alguns livros, joguei alguns jogos e fico satisfeita com a dose de entretenimento que consumi em 2022. Então, creio que disse tudo o que houve de mais relevante este ano.

Eu acho que a maior lição que pude tirar este ano é a de que, sem dúvidas: não invista em criptomoedas há males que vêm para bem. De todos os males, todos eles, que me aconteceram, eu consegui receber ou correr atrás de algo bom em troca - e este algo bom, em geral, foi bem melhor do que a encomenda. Este foi um ano totalmente montanha-russa, acho que nunca passei por um ano de tantas mudanças quanto 2022, mas cada coisa que acontecia, me alavancava para algo melhor. Sei que isso já rolou outras vezes na minha vida, mas este ano foi tão nítido e claro, que esta é a maior conclusão a que consigo chegar. Não sei se consigo classificá-lo como um ano bom ou ruim - mas, definitivamente, este ano foi um ano. E me orgulho muito de tudo o que conquistei e superei em 2022. Acho que pude contar bastante com a sorte em diversos momentos, mas confesso que eu realmente me esforcei bastante para conquistar as coisas este ano. Por isso, termino 2022 com um sentimento de alívio e satisfação. Fiz tudo o que podia fazer, não me arrependo de nada. E é sobre isso! Que venha 2023 trazendo mais prosperidades e, espero eu, um pouco mais de calma.

Um Feliz Ano Novo a todes, e quem sabe volto mais vezes pra cá? <3

P.S.: Este mês o blog completou 7 anos de existência! Parabéns, L'Énigmatique, e desculpe por te deixar abandonado às vezes!

Um comentário:

  1. Oi, Helo ♥
    Abri o blogger e vi que tinha uma atualização sua! Vim correndo pra cá. Nossa, mulher, tu passou poucas e boas, hein? Mas que bom que apesar dos mil pesares, você tá empregada e conseguindo se sustentar o máximo que pode ♥

    E mulher, nem me fale de Bozo. Também odeio mortalmente aquele ser desde o CQC e fiquei feliz que aquele paquiderme teve o que merece. Embora não seja super engajada em pautas políticas, torci tanto pra esse cara se fuder (zero empatia) que quando acabou, respirei aliviada. Mas infelizmente durante esses anos dele no poder, fui obrigada a ouvir meu pai e a corja de parentes dele defender o indefensável (infelizmente, família quase 90% bolsominion, deus me freeeee). Misericórdia.

    A Copa foi meio estranha pra se curtir no fim de ano, mas sabe que até gostei? E amei conhecer Richarlison (não sou super entendida de futebol, com exceção na Copa do Mundo). O gol de bicicleta dele foi espetacular! Triste porque o Hexa não veio, mas feliz pelo Messi (nunca pensei que fosse torcer tanto pra Argentina ganhar hauehauheuaheuahuea) e foi um "engole essa" pra França! ¯\_(ツ)_/¯

    Enfim! Feliz que tenha voltado, nem que seja pra dar um "alô" pro seu blog ♥
    Tudo de bom pra ti e que seu 2023 seja incrível!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir

Vai comentar, velhinho? Fico agradicida!
Mas por favor, sem spam ou xingamentos, o resto ta liberado! 8)

Alguns emoticons dywos, use sem moderação:
ಠ◡ಠ . ( ͡° ͜ʖ ͡°) . (ノ・ω・)ノ . (σ≧▽≦)σ . ツ . ¯\_(ツ)_/¯ . (╥﹏╥) . ♥ . ☻ . ✿ . ☮ . ☯ . ® . ™ . ♣ . ✌ . ♪ . ♫