Olar, minhas calopsitas queridas, lindas e coloridas! O que está sendo esse final de ano? Tipo, peidei e já passou quase novembro inteiro, e a gente segue sem entender nada. Quer dizer, não sei vocês, mas pelo menos pra mim tá sendo assim, tudo num piscar de olhos. E por algum motivo eu não estou conseguindo levantar da cama tão cedo quanto eu gostaria. Sério, não consigo! Alguma coisa me prende lá! Deve ser o cansaço, porque eu resolvi tirar as fraldas da minha filha e, apesar de ela estar indo super bem, o que é uma maravilha, também é muito cansativo porque você tem que ficar o tempo inteiro com mil olhos pra ver se não escapou xixi em alguma cama ou sofá e é toda hora limpando ali, limpando aqui, e agora ela tem umas amiguinhas na vizinhança e ela fica querendo sair pra brincar o dia todo e lá vou eu brincar junto, então, é, eu termino o dia muito acabada hasuashuahsuhuhas
Mas enfim, o post de hoje não é sobre nada disso, mas sim uma blogagem coletiva do Together incentivando-nos a trazer receitinhas práticas no blog. Ou seja, calopsitas, é hora de despertar o MasterChef que existe em nós e botar a mão na massa! Nesse caso, é literalmente massa, porque eu só sei fazer bolos e doces (principalmente de chocolate), e acho que é só o que vai ter aqui. Eu sou muito ruim na cozinha, a única coisa que presto minimamente é para doces, então, infelizmente, os salgados vão ficar pra uma próxima (embora eu tenha uma ou outra coisinha para compartilhar com vocês mais pro final). Então, mãos à obra!
Cupcake/bolo dos parças
Essa receita não é uma coisa que se diga "noooossa, que rápida e prática", mas honestamente, ela é bem fácil, não tem como errar. Resolvi colocá-la aqui porque ela serve tanto para cupcakes quanto para fazer um bolo normal, afinal é uma massa de bolo mesmo, fica uma delícia! Ele fica bem aerado e fofinho, e você pode colocar qualquer recheio. Essa receita é uma mão na roda, sério! Eu faço direto, mesmo quando não estou com muita paciência para fazer os cupcakes em si (essa é a única parte que dá trabalho). Até porque, só precisa do liquidificador, microondas e fogão! Mas enfim, sem mais delongas, vamos à receita!
Ingredientes da Massa:
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo
- 1/2 xícara de leite (eu coloco um tiquinho a mais)
- 1 e 1/2 xícara de açúcar (eu coloco um pouquinho menos)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chocolate em pó (idealmente não achocolatado, mas sim aqueles chocolates em pó tipo o do Padre da Nestlé; se usar achocolatado, diminua a quantidade de açúcar)
- 1 colher de sopa de fermento em pó químico (pode usar uma colher beeem generosa)
Ingredientes do Recheio (Ganache):
- 1 caixa ou lata de creme de leite (200g)
- 2 barras de chocolate meio-amargo (tem que ser uma quantidade maior do que o creme de leite, então, por exemplo, duas barras de 150g ou três de 100g, não lembro direito quanto vem numa barra lol)
Modo de preparo (recheio + massa):
Primeiro, vamos começar preparando o recheio, que é um ganache de chocolate que eu fui aperfeiçoando ao longo dos anos (pensa numa profissional -q). Fica aquela cobertura mais durinha, escura e amarga que é ótima para rechear qualquer coisa. A primeira coisa a fazer é pegar uma tigela redonda de vidro (daquelas que podem ir dentro do microondas), não precisa ser muito grande, pense que precisa caber o creme de leite junto com o chocolate. Nela, adicionar todo o chocolate, cortando a barra em vários pedacinhos (é só cortar conforme eles já vem divididos na própria barra) e depois o creme de leite e já dar uma misturada, com uma colher ou espátula. Então, levar esta tigela ao microondas de um em um minuto até o chocolate derreter. A cada vez que tirar do microondas, dê uma mexida para ver como está a consistência. Se você achar que já está bem perto de ficar pronto (se só tiverem alguns pedacinhos de chocolate ainda duros), leve por apenas 30 segundos ao microondas. Não pode deixar queimar, senão já era o ganache. Normalmente em uns dois minutos no meu microondas ele já fica perfeito. Quando finalmente estiver pronto e bem misturado, homogêneo, sem nenhum pedacinho duro e com a cor bem marrom, leve à geladeira (não precisa cobrir) por pelo menos uma hora - o ideal é esperar umas duas horas para ele ficar na consistência ideal para rechear; por isso preparamos o ganache antes da massa. :3
Se você não for fazer recheio nenhum (se quiser só aqueles bolinhos simples pra comer no café da tarde), pode pular direto para a massa. Primeiro, pegue o liquidificador e nele adicione os três ovos, o leite, o óleo e o açúcar. Bata até atingir uma consistência homogênea e aerada (uns dois minutinhos já está ótimo). Agora, numa tigela grande, despeje esta massa do liquidificador e adicione, aos poucos, a farinha e o chocolate em pó. Misture tudo com uma colher ou espátula até ficar uma massa homogênea; ela fica bem aerada, então é normal ter algumas bolhas. Por fim, é só adicionar o fermento e mexer, sempre de baixo para cima (não girando, mas sim colocando a colher no fundo e trazendo a massa para cima, repetindo esse movimento várias vezes até o fermento se incorporar na massa - desse jeito fica melhor, mas se estiver com preguiça pode mexer normal em círculos mesmo que dá tudo certo xD). Assim, sua massa já está pronta. Caso você queira fazer só um bolo normal de forma, despeje a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido (recomendo sempre começar a pré-aquecer o forno enquanto está batendo a massa) em temperatura de 180ºC por cerca de 25 minutos - o tempo vai variar muito de forno para forno, então recomendo que, depois de uns 15 minutos, abra o forno e veja se já está bom. Eu sempre uso uma dica que aprendi com a minha mãe: enfie um garfo ou uma faca no meio do bolo e, se sair limpinho, é porque já está pronto; caso contrário, ainda precisa ficar mais uns minutinhos. Ah, o ganache pode ser usado tanto como recheio quanto cobertura!
Mas, se você quiser seguir a receita até o fim e fazer os cupcakes, vamos lá. Você vai precisar, preferencialmente, de formas de cupcake como essas (que, aliás, também são ótimas pra fazer petit gateau) e também de forminhas de papel como essas. Essa receita dá pra fazer tranquilamente uns 16 bolinhos. Dito isso, pegue as formas de cupcake e distribua nelas as forminhas de papel, encaixando-as nos buraquinhos próprios. Não precisa untar. Agora, é a hora de colocar a massa nas forminhas. Vá colocando a massa uma por uma, preenchendo até a metade ou no máximo um pouquinho mais da metade; nunca encha até a boca porque o bolinho precisa crescer e, do contrário, ele transbordaria e não daria certo. Após distribuir a massa por todas as forminhas, é só levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos - como expliquei anteriormente, o tempo varia muito de forno para forno, então sempre recomendo que depois de uns 15 minutos abra o forno e faça o teste do garfo/faca para ver se cada um dos bolinhos está no ponto. Se estiverem prontos, retire do forno e deixe esfriar um pouco. Agora, vem a parte divertida: rechear os cupcakes! Pegue aquele ganache que você deixou descansando na geladeira e seus bolinhos já frios. Com uma faca, corte um círculo na parte de cima do cupcake, com a profundidade até mais ou menos metade do bolinho, e retire essa "tampinha" redonda. Vai ficar um buraco no meio do cupcake, e é aí que vamos despejar o recheio. Trouxe uma imagem para ilustrar: www. Feito isso, é só colocar a tampinha de volta e voilá! Seu cupacke está recheadinho. Como podem ver, dá pra colocar outros recheios também; doce de leite, brigadeiro, vai a gosto do freguês. E depois você pode colocar um pouco de ganache em cima para fazer uma cobertura e, ainda, jogar alguns confeitinhos para ficar bem bonitinho! A criatividade pode rolar solta nessa hora, por isso é a parte que eu mais gosto de fazer. <3
Bolo Dazamiga
Ok, eu comentei que só sei fazer doces, principalmente de chocolate, certo? Então, essa é outra receita de bolo - nesse caso, é para bolo bolo mesmo, daqueles que a gente põe numa formona e assa diretão. A receita em si é um pouquinho mais complicada que a anterior, porque precisamos de batedeira ao invés do liquidificador, mas é ótimo para dar uma variada e fica, ó, uma delícia. O nome é "bolo dazamiga" porque literalmente eu aprendi com uma amiga minha lol.
Ingredientes da Massa:
- 1 copo de água
- 1 tablete de margarina de 100g
- 1 copo de açúcar (recomendo colocar um pouco menos)
- 4 ovos inteiros
- 1 copo de chocolate em pó (novamente, recomendo o chocolate do Padre da Nestlé)
- 2 copos de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó químico (recomendo colocar um pouco mais)
Ingredientes do Recheio/Cobertura:
- 2 latas/caixas de leite condensado
- 2 latas/caixas de creme de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina (eu sempre coloco um pouco a mais)
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó (já sabem qual eu recomendo xD) - pode ser também pedaços de chocolate meio amargo, fica muito bom
Modo de preparo (massa):
Em uma panela, derreta a margarina em fogo baixo. Pode também derretê-la no microondas. Em seguida, despeje-a na tigela da batedeira e adicione também os 4 ovos, o açúcar e a água. Bata até ficar numa consistência homogênea. Depois, coloque a farinha e vá batendo aos poucos e, por fim, o chocolate em pó. Bata tudo até ficar numa consistência bem homogênea. Ao final, adicione o fermento e bata com uma colher ou espátula de forma que o fermento se incorpore completamente à massa. Depois, é só despejar em uma forma (tanto faz, redonda ou retangular, mas precisa ser grande porque o bolo fica bem grandão) untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos (depende sempre do forno). Recomendo que, após uns 15 ou 20 minutos, abra o forno e faça o teste com o garfo ou faca para ver se já está no ponto (se sair limpinho, é porque já está pronto; do contrário, deixe mais uns minutinhos).
Modo de preparo (recheio/cobertura):
Coloque tudo na panela e mexa até ficar bem homogêneo e sem pedaços de manteiga ou chocolate. Esse é um recheio que fica mais líquido, então não precisa deixar muito tempo no fogo esperando endurecer (se fizer isso, vai queimar e aí adeus recheio xD). Aí é só tirar do fogo e deixar esfriar para depois despejar no bolo e servir esta maravilhosidade. <3
Pudim de capuccino de microondas
Há! Finalmente uma coisa diferente de bolo! Embora não tão diferente assim. Essa é uma receita da minha mãe, mas que eu AMO de paixão. Sério, eu AMO isso aqui, se pudesse comeria todo dia. Na verdade, essa receita serve para pudim de leite também, se não me engano, porém o único sabor que eu gosto é chocolate ou capuccino, e como capuccino é uma delícia e um pouco diferente, resolvi trazê-la aqui. E outra, acho que essa é definitivamente a receita mais prática das que eu trouxe aqui. Então, bora!
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de leite
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de chocolate em pó (mais uma vez, recomendo o do Padre da Nestlé lol)
- 1 colher de sopa de café solúvel (tipo Nescafé - juro que não tô fazendo propaganda, mas bem que queria)
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até ficar homogêneo. Despeje em uma forma de anel (aquelas que tem o buraco no meio) de vidro ou de algum material que possa ir ao microondas, untada com margarina ou manteiga. Cubra com papel manteiga ou tampa de plástico e leve ao microondas por 12 ou 13 minutos em potência máxima (vai depender um pouco de cada microondas). Tire de lá, deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por 4 a 5 horas e tcharan! Seu pudim de capuccino maravilhoso, sensacional está prontinho; só desenformar e aproveitar essa belezura.
Você pode também querer fazer uma cobertura (eu particularmente gosto de comer só o pudim mesmo pra não ter o trabalho de fazer a cobertura, mas é sempre bom saber né, risos). Calda de chocolate: coloque meia barra de chocolate meio amargo ou amargo e um terço de xícara de chá de água num recipiente refratário (ou algo que possa ir ao microondas). Leve ao microondas em potência máxima por 1 a 2 minutos (dou a mesma dica que o ganache: coloque de 30 em 30 segundos para evitar queimar). Depois, deixe esfriar para regar o pudim gelado. Sucesso!
Extra: Salgadinhos pra quem está com pressa
♦ Uma das """receitas""" é um enroladinho que eu sempre faço (tipo, quase todo dia) de café da manhã porque não curto muito comer pão de manhã, e consiste no seguinte: você pega um pratinho, bota uma fatia de peito de peru ou presunto, depois, em cima, uma ou duas fatias de queijo muçarela (depende do seu gosto) e, então, enrola até formar um rolinho. Daí, bota no microondas por cerca de 25 segundos e voilá! O queijo derrete dentro da fatia do presunto/peito de peru e fica uma d-e-l-í-c-i-a. Eu sei que nem precisa de receita, e provavelmente muita gente já faz isso, mas caso alguém que esteja lendo ainda não experimentou fazer essa maravilha, fica aqui minha recomendação.
♦ Outra receitinha é uma mini-pizza de forno de pão de forma. É bem simples: você pega algumas fatias de pão de forma, coloca numa forma para assar, e então passa molho de tomate em cada fatia (pode ser daqueles prontos, ou pode ser só tomate picado e batido num processador ou com a colher mesmo, com um pouco de orégano e sal). Então, por cima do molho, pode colocar o recheio que quiser: queijo muçarela, atum, cebola, calabresa, enfim, o recheio que você curtir e que tiver em casa; e aí joga um pouco de orégano por cima, e se tiver, umas azeitonas, e se tiver, uma rodela de tomate, e voilá! Só colocar no forno pré-aquecido a uns 180º por uns 15 minutinhos e suas mini-pizzas improvisadas estão prontas. Fica tão delicioso quanto qualquer lanche, porque né, gente, lanche é muito bom. Salgado é muito bom. Comida é muito bom.
Enfim, é isso. Uuuf, que post longo, mas espero que tenham gostado das minhas receitas e que elas não tenham ficado muito... Err, "não práticas", mas é o melhor que pude fazer. Acho que ficaram longas porque eu sou muito descritiva também. Eu gosto de falar todos os detalhezinhos das receitas porque, querendo ou não, eles são importantes. Bom, fico por aqui, um beijo e um queijo pra vocês! ;*
Heloooo!
ResponderExcluirDe todas as receitas, a que eu quero testar é o pudim de capuccino! Parece delicioso~ Uma pena que minha mãe está com diabetes e estamos cortando doces aqui em casa (não gosto de fazê-la passar vontade e minha médica me botou de dieta, então é)
Adorei o post e na verdade era essa mesmo a ideia - coloquei como receitas "práticas" porque muita gente reclama de não saber cozinhar e tal. Mas mesmo o rolinho de de peito de peru com queijo é uma receitinha! Podiam ser lanchinhos como esse também - eu acho que todo mundo fica tão pilhado com o "NÃO SEI COZINHAR AI MEU DEUS" que esquece que todos nós comemos XD Valia até pipoca com leite condensado, pô! hahaha!
Confesso que não sei se testaria os bolos, mas adorei a técnica de fazer ganache no microondas - eu geralmente faço no fogão mesmo. Grata pela sugestão!
beixíneos :*
Me deu água na boca total esse pudim de cappuccino! Como nunca pensei em algo assim? ♥
ResponderExcluirMe deu saudade esse enroladinho! Fazia com peito de peru porque achava mais gostosinho! Faz muito tempo que não o faço! Lembra de quando era criança e comida de café da manhã também ;u;
Amei suas receitas, Helo!
Um beijo e um pão de queijo ♥