Quando a situação tá crítica

sábado, 13 de agosto de 2016

Que não é fácil arranjar emprego todo mundo sabe. Você manda 23478294 currículos, faz umas duas ou três entrevistas e nunca é chamado nem recebe sequer um recado. Mas tudo isso é normal e todo mundo sabe. O que deixa a situação bem crítica é achar um emprego que parece ótimo e, depois de fazer uma entrevista super legal, descobrir que você não tem capacidade de trabalhar com aquilo.

Aconteceu comigo essa semana. Me candidatei há séculos para um emprego que parecia ótimo, e após semanas sem respostas, eis que me chamam para uma entrevista, o que foi uma surpresa bem agradável. Fiz. A entrevista foi muito boa e tranquila, tanto que após o término dela o moço diz que só precisaria fazer dois testes, os quais ele me mandaria por e-mail. Foi aí que o bicho pegou.


Só pra vocês terem uma ideia do que eram os testes capeta from hell:

Clicar na imagem para ampliá-la

THIS. Então, né. Eu não sei se já expliquei aqui, mas eu trabalho com 3D, uma área que envolve todas as seguintes: animação propriamente dita (os personagens se movimentando), modelagem (que é a criação de personagens ou cenários do zero, no computador), iluminação e render (que é onde a gente deixa tudo bonito, é a imagem final que vemos nos filmes tipo Pixar), efeitos visuais diversos (que é onde entram os programadores locões que fazem cenas de coisas explodindo, fogo, água, etc) e algumas outras coisinhas.

Dito isso, as áreas que eu atuo melhor e tenho mais experiência e facilidade são as de modelagem e render. Mas isso não significa que eu não saiba absolutamente nada das outras. Ou pelo menos era o que eu acreditava até chegarem esses testes no meu e-mail.

Descobri que não sirvo pra animação.

Eu não consegui passar de dois segundos de animação sem querer jogar o computador pela janela e fazer qualquer outra coisa que não fosse aquilo. Sério, eu preferia fazer absolutamente qualquer coisa que não fosse aquilo. É MUITO DIFÍCIL! Eu sei que é difícil pra qualquer um, mas tem gente que realmente gosta de animação e tem mais facilidade - eu não.

Eu me sinto realmente bem modelando, por mais difícil que seja, eu gosto mesmo! Eu faço isso com prazer, gosto de passar horas e horas mexendo num modelo até deixá-lo bonito. E também amo a parte do render, de iluminar uma cena, configurar para que fique pronta o mais rápido possível na melhor qualidade possível.

Mas animar, não dá não. Eu acho incrível quando personagens ganham vida, expressões, movimentos - só não acho que eu tenha a manha de fazer isso. Mas já fico feliz de ser a pessoa que criou o personagem, se é que me entendem.

Eu não sei se esse post ficou difícil de entender pra quem não conhece nada de 3D, mas o meu ponto é: descobri algo que eu não gosto de fazer e reafirmei, nos últimos tempos, algo que eu adoro. E apesar de a situação estar crítica, eu fiz um freela bem rentável nas últimas semanas, e se continuar fazendo freelas assim, dá pra viver por uns tempos. Então, acho que o saldo de toda a situação é positivo.

Aliás, foi por isso que fiquei uns 3 dias sem comentar muito nos blogs nem nada, era aquele inferno de testes que eu estava tentando, em vão, fazer. ¯\_(ツ)_/¯

16 comentários:

  1. (Cena de OITNB *u*).
    Ainda não sou daquelas pessoas que está tentando arranjar um emprego, ou já tentou. Mas imagino como dever ser enviar não sei quantos currículos e não ser chamado. Ou ser chamado, e não conseguir o emprego :/.
    Mas a vida é assim. Ás vezes queremos algo, tentamos, mas aí descobrimos que a gente não tem nada haver com aquilo. E no fim, descobrimos algo que gostamos.
    Achei muito legal esse negócio de modelagem, de animação e tals. Não sabia que fazia assim no computador. Parece ser legal, mexer com esses negócios, mesmo que seja difícil.
    Mas que legal que você descobriu algo que adora. Te desejo muito sucesso com isso, viu?
    Que layout lindo ♥.
    Beijos.
    http://era--umavez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é uma situação muito chata, viu. :/

      Por outro lado, é ótima essa sensação de descobrir algo de que realmente gostamos!

      Huahsuahsuh é uma coisa de gente doidinha, mas eu também acho super fantástico!

      Awn, muito obrigada (por desejar sucesso e pelo elogio ao layout)! ^u^

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Helo! \o/

    Arrumar emprego está bem difícil mesmo. E quando você manda 345646 currículos e não é chamada sequer para um... Nossa, nem sei o que dizer =/

    Não entendo nada, mas só pela imagem eu já achei difícil. (._.) No entanto, admiro quem trabalha na área de 3D. Animação, por exemplo, acho bem interessante, porém creio que eu também seria a pessoa que teria vontade de jogar o computador pela janela se eu não conseguisse lidar bem com ela, HUASHUASHU.

    Desejo que tudo dê certo nas futuras entrevistas e sucesso para você! ♥

    Beijos!

    Coud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá! o/

      Pois é. É uma situação muito chata mesmo, e ultimamente está bem mais difícil do que há três anos, quando conseui meu último emprego. :/

      HuahHASUHuhas é um pouco difícil, mas questão de prática também. É como tudo na área artística. HAUSHAUSHUHAS Essa vontade acontece demais! Principalmente quando o computador também não colabora. u-u

      Muito obrigada! ;u;

      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa, deve ser bem complicado mesmo. Sempre que vejo animações, fico pensando no tanto que se trabalha pra conseguir aquele final, é MUITA coisa. E apesar de ser ruim você perceber que não rola de trabalhar com aquilo, ao um saldo positivo você tem: o que você realmente ama ainda tá aí, e você ainda pode fazer. Desejo boa sorte e mando vibrações positivas pra você encontrar algo nessa área de modelagem e render. ♥

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre fico pensando nisso, haha! Mesmo quando a gente trabalha na área, tem coisas que olhamos e pensamos: COMO que os caras fizeram isso?
      É verdade, ótima sensação de perceber que tem algo que gostamos e podemos fazer! Muito obrigada, Maria! <3

      Beijos!

      Excluir
  4. YOOOOO HELO \O/

    Bem, como eu sou uma vagabunda sanguessuga, eu ainda não trabalho e-e''' Mas, o meu pai já passou por mutretas tensas para conseguir trabalho na área dele, ainda mais por ele já estar numa faixa etária desfavorável.... Resumindo: Mercado de trabalho realmente não é nada fácil, ainda mais com as confusões que andam tendo por aqui =/

    Mas, focando nas suas loucuras de 3D.... MEU DEUS TODO PODEROSO MANDE UMAS BENZA PRA MIM QUE O CAPETA DESCEU AQUI!..... QUE DIABOS DE TESTE É ESSE!? PQP é nesse momento que a pessoa percebe que esse povo que meche com computador e 3D possuem algum poder sobrenatural para fazer essas coisas! (sério, até hoje não sei como diabos tu fez aquela personagem fofinha do teu portfólio... Era coisa envolvendo portfólio néh!? e-e).

    Ah, mas acho que isso é super normal e de boas, em toda a área de trabalho sempre terá algo que a pessoa gosta / tem preferência por fazer e sabe fazer muito bem e aquelas coisas que não nos agradam muito e/ou que não lidamos muito bem. No trabalho sempre tem aquilo em que temos facilidade e outras nem tanto. Mas, de longe tu tem um baita saldo positivo, pois tá conseguindo trabalhar com o que tu realmente curte! Ele tá aí do teu ladinho <3

    Enfim, eu espero que consiga um emprego melzinho na chupeta para divar lindamente com os teus personagens 3D O/

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoooo Hina-chan!! o/

      HAUShasuUAHuha mas você está estudando, o que é mais importante, aliás aproveita essa fase. -q *parecendo mãe falando* É o que eu digo, hoje em dia está bem mais difícil do que há uns anos atrás. Meu último emprego consegui rapidão, agora, pff, não tem é nada.

      HASHUASHUAHSUHA Capeta se apresentando nessas loucuras computadorísticas, mas esse teste foi muito bizarro mesmo! Tipo, apesar de parecer super difícil, é só uma questão de prática mesmo, como em qualquer área artística. Com a diferença que você tem que trabalhar junto com o computador, daí às vezes rola uns bugs e dá vontade de tacar tudo pela janela. -q HusHASUuha AH, era sim pro meu portfólio aquela!

      É verdade, é muita satisfação poder trabalhar com algo que gosta! <3

      Obrigada! ;u;

      Bye o/

      Excluir
  5. Deu até um pavorzinho ver essa tela, haha, parece muito com a visão que tenho do AutoCAD e simplesmente detesto usá-lo. Trabalho com modelagem mais voltada para arquitetura, no caso, então o máximo que vou é até a parte de renderizar que, é minha favorita depois de modelar. Só que a modelagem, pra mim, é basicamente o projeto, então não é problema. Dá uma felicidade sincera ver a imagem prontinha, renderizada com as luzes e texturas certas no final, haha. ♥

    No mais, ficarei torcendo para que o freela continuem chegando! Ou que você consiga um job fixo para fazer o que gosta, hehe. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAUHAUA pois é, dá até medo! Eu nunca mexi com o Autocad, mas sei mais ou menos como ele funciona. Eu também acho lindo ver os projetos de arquitetura prontinhos, iluminados e renderizados! <3

      Obrigada! As vibrações positivas estão ajudando bastante! <3

      Beijos!

      Excluir
  6. Me identifiquei total com sua postagem, principalmente a primeira parte. Mando mil currículos e só vou em uma entrevista... Até entrarem em contato... ZzZzZzZzZzZ~
    Recentemente fui chamada pra entrevista. Agora se fui chamada são outros quinhentos!

    Antes de entrar na faculdade, estava querendo fazer Animação 3D. Me parecia algo muito legal mas acabei desistindo da ideia (nem sei o motivo, só desisti). Mas é entrando no meio que a gente "aprende" o que gosta e o que não gosta de fazer, certo?

    Boa sorte e muitas coisas boas pra ti, moça! ;*
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAAH nossa, que triste essa situação, poutz. É tipo, uma em cada vinte ou trinta que você manda que entra em contato, e depois da entrevista... nada. Mas um dia aparece alguma coisa, né! Desejo muito boa sorte nessa entrevista que você fez e/ou em outras que vá fazer (desculpa pois já faz um tempão, mas mandei energias positivas na hora em que li o comentário, haha!).

      Que legal! É uma pena que ainda não tenham faculdades boas de 3D, apenas cursos livres que são caríssimos (meus pais pagaram o olho da cara pelo curso que fiz, e agora devo um rim ou dois a eles). Mas sim, de alguma forma a gente acaba descobrindo o que a gente gosta!

      Muito obrigada! <3

      Excluir
  7. Fiquei apavorada olhando pra essa imagem, mas pelo menos a descoberta de não ser boa em algo te fez amar mais ainda o que você faz.

    Seu blog é lindo. Um abraço.
    http://julietincrisis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, essa imagem é pra assustar mesmo, mas não é nada assim tão apavorante! xD
      Mas realmente, é ótimo perceber isso! <3

      Awn, obrigada! ;u; Beijos!

      Excluir
  8. Ohayou, Helo! Aliás, descobri pelo comentário da sua amiga no post anterior que você se chama Lola, haha *stalker com orgulho* Eu não tenho comentado nada, como notou, mas as saudades têm-se tornado insuportáveis desde o post em que você comentou Zootopia, porque eu vi a animação pouco antes de você e a sua opinião espelhou TANTO o que eu pensava que até decidi estrear a resenha que farei - a postar amanhã, maybe - com uma citação do que você disse.

    Outra coisa que tenho sentido imensa vontade de fazer foi comentar os seus layouts: o anterior, com ar de inverno, muito branco e um design clean e fofo, foi das coisinhas mais amáveis que já vi. Mas este? FA-BU-LO-SO. Mal bati olhos no header, reconheci que era da Shana, e rosa e azul deve ser a minha combinação de cores favorita. De quê que eu gostei? Do background em imagem da sidebar, da seta de topo suavíssima, da sombra interna que aparece em hover na área dos comentários e da blockquote, os comentários debaixo do título da sidebar com aquele fundo que combina com todo o lay e com a tooltip, o botão de seguidores, e o menu que já usou uma vez e que sempre admirei. Oh, e os botões que escolheu para "mensagens antigas, home e recentes". Para além de eu ficar sempre orgulhosa quando vejo tutoriais meus serem aproveitados.

    So... eu podia ter comentado o post mais recente, de GG, mas não sou muito de ver séries, apesar de ficar contente por saber que essa teve um bom desenvolvimento das personagens e retrata mãe e filha como duas amigas. Eu provavelmente também me iria identificar como um misto das duas. Só que, ainda assim, não vou ver ;)

    Já este post fez-me rir um bom bocado perante a sua frustração >.< É pura ironia da vida: quando uma pessoa acha algo de que gosta, surgem os obstáculos todos! No seu caso, a dificuldade em fazer a animação funcionar. Realmente não pareceu nada fácil, e imagino que tal como você eu gostaria mais de criar as personagens do que de as movimentar - na verdade, sempre foi o que adorei mais fazer, embora não tenha nem placa gráfica, nem saiba quais programas se adequam para as projetar ao ponto de fazer um filme. Pena, porque adoraria. Mas pode ser que no curso eu acabe por aprender um pouco sobre isso, embora o meu curso se volte mais para programação e afins. Porém, admito que fiquei interessada na programa, e a partir do seu print, eu até já anotei o nome e vou pesquisar tutoriais no youtube, haha ^^ Devo dizer que morro de paixão com a sua área de trabalho <3

    Já agora, a sua positividade é contagiante. Eu sempre admirei como consegue dar conta de tudo sem desesperar e ainda ser (se não é, parece) uma pessoa super feliz com a vida, especialmente desde que soube que estava a cuidar sozinha de uma filha e ainda a estudar ao mesmo tempo, conseguindo tempo para se atualizar com imensas séries, animes e filmes!... Ver como encara tudo com essa atitude de "o saldo de toda a situação foi positivo" é lindo.

    Jaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohayooou, Any-chan!

      Huahuahuha, mas olha só! Na verdade Lola é um outro apelido também, meu nome mesmo é Heloísa, mas acho muito estranho quando alguém me chama pelo meu nome inteiro assim haushaushauh xD
      Ah, é verdade! E agora até a sua resenha já foi postada, pra você ver como eu demorei para responder aos comentários! Mas nunca é tarde! ahshaushausuhas

      Ai, que fofa! Obrigada! Também fiquei feliz por ter conseguido fazer um layout clean como o anterior a este, já que é diferente do que normalmente faço. O protagonista desse layout agora é o header feito pela diva da Shana, mas fico feliz que tenha gostado de tantas outras coisas também! Uma das coisas que mais gostei foi da seta de topo, sabia? E esse efeito do blockquote peguei também de um tutorial seu lá do Chuva de HTML, hohoho! Afinal muita coisa daqui vem dos seus tutoriais, que são sempre fáceis de entender.

      Ah, eu entendo completamente, há alguns tipos de séries que eu também não gosto de assistir. :)

      HAUHAUAH pois é! Nunca as coisas vem de forma fácil - o que, aliás, eu acho bom. Minha vó já dizia: temos que desconfiar de tudo que vem muito fácil, e afinal qual a graça de ter algo que você não precisou se esforçar nem um pouco para ter? De qualquer forma, é por aí. Eu adorei saber do curso que você vai fazer, e acho que verá sim algumas coisas relacionadas a essa área! E há muuuuitos tutoriais não só no youtube como em sites especializadíssimos. Então dá pra aprender bastante só pela internet. ;) Obaa! Eu também amo, é tudo tão divertido e criativo, dá uma satisfação muito grande trabalhar com isso. *-*

      Hahahaha, acho que é uma questão de manter a tranquilidade e a confiança de que, no final, tudo vai dar certo. E fico ainda mais contente de ver que posso contagiar os outros com minha positividade, porque acredito que sentimentos negativos só atraem coisas ruins. Aliás, hoje mesmo percebi isso; eu estava num laboratório para fazer um exame e demorei três horas para ser atendida; porém, enquanto várias pessoas brigavam, discutiam e reclamavam com as atendentes e enfermeiras, eu apenas fiquei na minha, tranquila, terminando um livro (aliás, foi uma excelente oportunidade para terminá-lo, hauhauhaa) e quando menos esperava, me chamaram e fiz o exame, simples assim. Quanto mais as pessoas ficam bravas e negativas, pior é a situação. Mas é, ultimamente com os freelas que estou fazendo e uns outros problemas para resolver, o tempo para assistir séries e animes anda meio reduzido, hauhauhaha xD

      Jaa! o/

      Excluir

Vai comentar, velhinho? Fico agradicida!
Mas por favor, sem spam ou xingamentos, o resto ta liberado! 8)

Alguns emoticons dywos, use sem moderação:
ಠ◡ಠ . ( ͡° ͜ʖ ͡°) . (ノ・ω・)ノ . (σ≧▽≦)σ . ツ . ¯\_(ツ)_/¯ . (╥﹏╥) . ♥ . ☻ . ✿ . ☮ . ☯ . ® . ™ . ♣ . ✌ . ♪ . ♫