Together: Cartinha de Natal

domingo, 22 de dezembro de 2019


Querido Papai Noel,

Eu sei que a última carta que lhe enviei foi há mais de 15 anos atrás, e confesso que foi um choque e uma tristeza muito grande quando me contaram que você não era real. Mas com o passar dos anos, descobri que a realidade não é assim tão mágica e divertida, e acho que não tem problema em ainda acreditar só um pouquinhozinho que você existe. É por isso que hoje escrevo a você.


Talvez eu não tenha sido uma boa menina. Não 100%, sabe. Eu não dei o melhor de mim em tudo que fiz, perdi muitas oportunidades e eu quis dar um soco em alguém em mais de um momento nos últimos doze meses. Sei que essas não são atitudes que me renderiam um presente no final do ano, embora eu ache esse método muito meritocrático e, bem, não acredito mais em meritocracia. A gente vai crescendo e percebendo a quantidade de mitos que nos contam ao longo da infância.

Mas tem uma coisa na qual ainda acredito: na bondade das pessoas. Na sua, na minha e na de todo mundo. Acho que ninguém é 100% bom o tempo todo, mas não acho que exista alguém desprovido de bondade. E meio que é isso que me mantém seguindo em frente. O bom de ser grande é que a gente pode simplesmente escolher no que acreditar.

Agora, eu sei que você deve estar esperando que eu peça alguma coisa. Afinal, para que mais as pessoas escrevem cartas a você, não é mesmo, Papai Noel? E é verdade que eu tenho algo a pedir. Muitas coisas, eu queria. Coisas materiais. Porém, quanto mais penso nelas, menos vontade tenho de pedi-las a você. Porque o seu presente teria que ser algo muito especial. Algo muito além do que eu poderia comprar com qualquer dinheiro. Algo que tivesse a mesma magia e sobrenaturalidade que você tem.

A verdade é que a única coisa que eu teria a pedir a você hoje é que todas as pessoas conseguissem se amar e respeitar. Ou que sentimentos como rancor e ódio não existissem. Que todo mundo pudesse viver em harmonia. E eu sei que esse é um presente que não cabe a você me dar, ou a qualquer pessoa. Mas como eu disse, quando a gente fica grande a gente pode escolher no que acreditar.

Então, eu só quero concluir essa carta com um simples, mas carregado obrigada. Obrigada por ter feito a minha infância mais mágica e feliz, obrigada por me lembrar da chama de uma época que eu tinha esquecido, mas escrevendo essa carta, reacendeu e iluminou um pouco mais esses dias tão cinzas e difíceis.

Agora, você continua presente. Para minha filha, você é o bom velhinho que carrega um pouco da magia que eu vejo nos grandes olhos dela. E assim vai, de geração a geração. Porque quando a gente cresce, vemos que não precisamos de mais do que já temos, os presentes da vida estão aqui mesmo, nos olhinhos brilhantes, na luz do sol e no simples fato de estarmos vivos. E é nisso que resolvi acreditar.

Com amor e nostalgia,
Desejo um Feliz Natal a todos!




Esta postagem fez parte da Blogagem Coletiva de dezembro do Together, um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, é só clicar no nome do projeto! 



3 comentários:

  1. Feliz demais em ver esse post aqui! Tô voltando pra blogosfera agora e vi que o L'Énigmatique tava paradinho, deu uma dorzinha no coração... Espero que você tenha tempo pra passar aqui com mais frequência no futuro ♥

    Eu concordo muito com essa ideia de que as pessoas não são boas o tempo todo, porque né, somos seres humanos e seres humanos são falhos. Pelo menos grande parte de nós está tentando melhorar sempre, né? Eu quero acreditar nisso, pelo menos.

    Amei sua cartinha, amei o fato de que você mantém o Papai Noel vivo pra sua filha, isso com certeza faz toda a diferença pra uma criança!

    Beijinhos.
    https://mingyuearchives.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. YOOOOOO HEEELLOOOO \O/

    "Eu não dei o melhor de mim em tudo que fiz, perdi muitas oportunidades e eu quis dar um soco em alguém em mais de um momento nos últimos doze meses" TAMO JUNTO EM TUDO ISSO AÍ HELO! No meu caso eu poderia ter estudado mais para minhas provas (principalmente anestesiologia... Mesmo que eu tenha ido bem em todas as matérias eu poderia ter ido melhor ainda se tivesse estudado um pouquinho mais), perdi a oportunidade de me inscrever em algumas palestras que rolaram na facul (ou por preguiça ou por não ter visto os emails avisando shaushuasu) e quis socar o meu vizinho várias vezes durante o ano toda vez que ele colocava música alta de corno pra tocar PELA MANHÃ QUANDO EU ESTAVA DORMINDO OU QUANDO PRECISA ESTUDAR PARA AS PROVAS! Então, tamo junto! (mas ainda assim me considero uma pessoa boa u-u)

    Enfim, o ser humano pode não ser bom 100% das vezes, mas em primeiro lugar acho que nenhum ser vivo consegue ser bondoso 100% das vezes, até porque dependendo da bondade ela poderia interferir na sobrevivência da espécie (enfim, nada a ver com o assunto, mas quis fazer essa pequena observação shaushuahsua). Porém, isso também não é algo necessariamente 100% ruim, afinal aos trancos e barrancos o ser humano tenta mudar para melhor, algumas vezes pode parecer que estamos regredindo, mas acho que de maneira geral (se formos olhar para trás, na história) estamos progredindo aos poucos!

    EXATAMENTE, com o tempo a gente percebe que só por termos saúde já é algo extremamente maravilhoso! É claro que é super legal ganhar vários presentinhos e dar vários presentinhos de natal, conseguir comprar coisas materiais que desejamos, mas também é muito bom aproveitar as coisas simples, como um dia de sol, ou um passeio pelo parque, um sorvetinho, coisas simples, mas que também aquecem e alegram nossos coraçõezinhos!

    Talvez o natal não volte a ter a mesma magia de quando éramos crianças, mas isso não significa que perdemos completamente o espírito natalino, pois podemos pegar esses sentimentos de saudade da época e usá-lo para tornar o natal das futuras gerações tão mágico quanto era na nossa época, passando esse sentimento de geração em geração!

    Kiss

    ResponderExcluir
  3. Nhoi Helo! <3
    Adorei sua carta. E me identifiquei um pouco - bom, acho que no fim as nossas ficaram meio parecidas, né? Ficar grande e perder a fé e esperança nas coisas é bem triste, mas que bom que tivemos isso em algum momento pra poder passar pra frente!
    Espero que as pessoas sejam mais humanas, assim como você, ou que ao menos pessoas como você possam passar respeito e bondade pra próxima geração <3
    Por fim, tô passando rapidinho pra deixar um feliz natal pra você!
    https://imgur.com/MC961hA.png
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir

Vai comentar, velhinho? Fico agradicida!
Mas por favor, sem spam ou xingamentos, o resto ta liberado! 8)

Alguns emoticons dywos, use sem moderação:
ಠ◡ಠ . ( ͡° ͜ʖ ͡°) . (ノ・ω・)ノ . (σ≧▽≦)σ . ツ . ¯\_(ツ)_/¯ . (╥﹏╥) . ♥ . ☻ . ✿ . ☮ . ☯ . ® . ™ . ♣ . ✌ . ♪ . ♫