E vamos de nova empreitada! (O início de um sonho)

segunda-feira, 29 de junho de 2020


Olá, olá, calopsitas queridinhas do meu kokoro! Vão bem? Espero que sim! Eu estou muito bem, um tanto frenética com algumas decisões que tomei - as quais serão devidamente explicadas neste post - e animada como não ficava há muito, muito tempo. Acho que nem vou conseguir me estender mais na introdução, porque estou morrendo de empolgação para comentar sobre este assunto aqui faz um bom tempinho! xD


Eis que estamos encerrando o mês de junho e entrando no segundo semestre deste fatídico 2020. E foi neste fatídico 2020 que eu fiz uma escolha um tanto quanto, talvez, impulsiva, mas ao mesmo tempo moderada e sem cair de cabeça de primeira: decidi entrar numa nova empreitada na minha vida, um novo projeto que é algo que vai aliar várias coisas que eu sempre gostei com objetivos muito firmes que tenho para o futuro. O início de um sonho que eu espero muito que não dê tudo errado no final HASUAHASHU

A empreitada é, sem mais delongas, a seguinte: comecei a streamar na Twitch! Bom, pode não ser uma novidade para todos (eu já comentei breve e timidamente por aqui umas duas vezes que estava com um canal e fazendo umas livezinhas por lá), mas eu precisava vir e falar abertamente sobre isso e comentar toda a minha história com este negócio. Tudo começou quando eu vi um meme do Alanzoka no twitter, aquele famoso que é ele cantando Bohemian Rhapsody (sério, todo mundo deve conhecer esse ícone). Eu já conhecia o canal do Alan no Youtube, mas nem sequer imaginava que ele fazia lives numa tal de Twitch (eu nem sabia o que era essa plataforma e muito menos o que eram streamers). Só que, pelo meme, eu fui procurar e vi que aquilo não estava em nenhum vídeo dele do Youtube. Fiquei, então, muito encafifada e incomodada e fui pesquisar a fundo; até que, enfim, descobri esta gigantesca e incrível plataforma que reúne todo tipo de gente e de coisa.

Para quem não a conhece como eu desconhecia até pouco tempo atrás, a Twitch é uma plataforma exclusivamente de stream: ou seja, de lives. As pessoas entram, fazem lives de não sei quantas horas e depois saem e os vídeos só ficam gravados por algumas semanas por lá, depois somem. E o que isso tem de legal? "Eu nem gosto de lives", você pode pensar. Pois é, no início eu também achei super chato. Não via o sentido de passar horas e horas vendo a live de alguém fazendo o que quer que fosse. Mas, um dia, resolvi dar uma chance a uma live do Alanzoka, e qual não foi a minha surpresa quando eu me percebi apaixonada por aquilo? Tudo bem que talvez minha opinião tenha sido enviesada porque se tratava do Alan, mas depois passei até a acompanhar outros streamers também e puts, é muito legal! A graça das lives está justamente em poder interagir: a Twitch tem um bom sistema de interação no chat e muitas vantagens a quem participa, então dá sempre vontade de fazer parte daquilo. Você ver alguém como o Alan, que você só podia assistir nos vídeos, e poder de repente interagir e mandar mensagens e ele te responder, falar com você, é algo muito satisfatório. E eu gosto especialmente dos canais menores, porque a pessoa te responde com ainda mais intimidade. Fora que você tem a chance de jogar junto muitas vezes, responder enquetes, interferir na gameplay. Isso tudo tem muito valor pra quem realmente gosta desse tipo de conteúdo.

Portanto, eu passei a amar a Twitch e entrar lá todo dia e assistir um monte de coisas. Só que, então, aconteceu uma coisa: foi acendendo uma centelha em mim, uma fagulha de vontade de fazer aquilo também. Não só ser alguém que assiste, mas alguém que transmite as lives. E essa centelha foi aumentando e aumentando e cada vez que eu jogava sozinha no meu computador, tinha vontade de compartilhar aquilo com outras pessoas e saber quais reações eu receberia com aquela gameplay. Mas, ao mesmo tempo, eu não tinha muito tempo e estava sempre cansada por conta do trabalho e também não achava que aquilo tivesse muito futuro. Tipo, iria fazer a live pra quem? Ninguém nem me conhece! De onde vou arranjar pessoas pra ver? Então, fiquei meses com esse desânimo e fiz uma ou outra live de janeiro até maio, que obviamente nem pegou views.

Mas, tudo mudou quando eu estava num surto existencial da quarentena e percebi que meu trabalho é uma merda e eu quero fazer algo mais na minha vida. Sabe, quero fazer algo que eu realmente sinta prazer de fazer, quero ter um hobbie que me inspire desafios de verdade e que de repente eu possa até descobrir como monetizar no futuro. Então, eu lembrei imediatamente de algo que eu adoro: as gameplays. Por incrível que pareça, geralmente as pessoas que curtem esse tipo de conteúdo são mais novas (crianças, adolescentes), mas eu fui começar a gostar disso depois de velha. Ou talvez eu só tenha descoberto tudo isso tarde demais. Mas não importa, acho que nunca se é velho demais e nunca é tarde demais pra gente descobrir aquilo que a gente gosta e que fazemos bem.

Então, eu resolvi começar de novo, mas com a cabeça erguida: agora vai ser pra valer. Então, eu fui e me organizei - montei os dias e horários (no início, somente de sábado) em que iria fazer as lives; montei todas as artes do meu canal; criei contas nas redes sociais voltadas especificamente ao meu perfil de stream. E, por fim, criei um canal no Youtube. Essa questão do Youtube explicarei mais pra frente hasahsuahauha

Com tudo isso em mãos, só faltava uma coisa: colocar em prática! E foi o que fiz. Pedi à minha amiga Bel, que está sempre comigo nas minhas empreitadas, para me dar uma ajuda assistindo às lives (nem precisei pedir, na real) e ela começou a ver sempre que eu streamava, de sábado à noite, no único horário que eu podia. Fiz algumas lives de jogos como Jurassic World e até Stardew Valley lááá no início, mas as coisas começaram a acontecer quando eu decidi jogar este jogo: Life is Strange. Para quem não conhece, é um jogo daqueles de escolha focado na história, e tem 5 episódios a história completa. Eu nunca tinha jogado e foi sensacional descobrir o quão bom ele é! Mas, voltando à minha história: tudo mudou quando decidi jogar este jogo. Na primeira live que fiz dele, já consegui dois novos seguidores e cheguei a ter mais do que as duas views (minha e da minha amiga) habituais. Na segunda live que fiz dele, não houve novos seguidores, mas também chegou a entrar mais gente para assistir. Na terceira live, foi incrível: eu consegui mais dois seguidores e uma dessas pessoas não só assistiu até o fim, como começou a interagir comigo! Foi uma das melhores sensações que já tive, ver que alguém estava gostando daquilo a ponto de ficar para ver e começar a interagir comigo. Na quarta live, mais dois seguidores e um deles, novamente, começou a interagir também! E aquele da terceira live voltou para assistir de novo, então eu já tinha pelo menos três pessoas interagindo na minha live. E a quinta live trouxe mais dois seguidores e ainda mais interação - as pessoas que estavam nas outras, entraram de novo para ver esta e as novas que seguiram também começaram a interagir. Sério, é uma sensação tão boa! Eu fico sempre chocada com cada novo seguidor e principalmente com cada nova interação. Na última live desse jogo, aliás, chegou a ter dez pessoas assistindo simultaneamente! Sei que parece um número muito ínfimo (ainda mais se pensar em streamers como Alanzoka, que chegam a mais de 40 mil pessoas assistindo simultaneamente xD), mas para mim, já é absurdo. Mas o mais absurdo é ver que as pessoas gostaram a ponto de voltar pra assistir de novo! Isso fez totalmente o meu dia, a minha semana, tudo. Eu acho difícil expressar em palavras o quão bem isso me tem feito nas últimas semanas. Então, comecei a fazer lives também de terça e quinta, essas porém mais curtas e descontraídas, com joguinhos mais casuais ou assistindo alguma coisa - e, por incrível que pareça, algumas das pessoas que apareceram na live de Life is Strange também apareceram nessas.

Então, eu fiquei muito chocada por tudo isso, mas muito feliz também, de perceber que, primeiro de tudo: é possível sim! É possível começar do mais absoluto zero e crescer e começar a criar uma comunidade - e olha que ainda estou engatinhando, beeem no comecinho mesmo, e ainda assim já consegui reparar nisso. E, segundo, que eu não tenho porquê parar de fazer algo que me faz tão bem. Eu sinto que, quanto mais insistir nisso, mais frutos conseguirei colher. E outra: o quanto eu já aprendi nesse meio tempo não tá escrito! Já estou muuuito, mas muuuuito mais solta nas lives (no começo eu tava completamente tímida e travada), e cada vez que termina uma live eu me sinto totalmente orgulhosa e satisfeita comigo mesma, por ter sido capaz de realizar aquilo. Sei que parece super simples, afinal, é só jogar; mas não, não é simples nããão! Primeiro que você tem que fazer várias coisas ao mesmo tempo: jogar, olhar o chat, resolver qualquer pepino que apareça durante a live; segundo que, olha, só pra aprender a mexer nesses programas pra streamar e dedicar tempo a esse aprendizado, qualquer pessoa já merece uma medalha! Ô trequinho complicado, vou te falar hajsahjsuahsu

Mas dona Helo, a senhora tinha citado o Youtube também, não é? Sim, calopsitas, sim: o tal do Youtube. Bom, vocês devem estar se perguntando: pra quê Youtube se é uma outra plataforma totalmente diferente? Então, vamos lá: o meu objetivo, já que caí seriamente nessa coisa das lives, é crescer. Quero alcançar mais e mais gente, porque eu quero um dia - sim, admito sem nenhum problema, eu quero um dia viver disso. Eu quero tornar isso uma fonte de renda, e é completamente possível, mas eu preciso de muuuuito mais gente me assistindo, é claro. É um sonho longínquo? É. É um sonho difícil? Ô se é, bota difícil nisso. Mas não é impossível e eu quero continuar motivada tempo o suficiente para colher pelo menos os primeiros frutos. E é aí que entra o Youtube. Quando comecei a pesquisar mais para mergulhar direito nesse mundo, vi muitas dicas, lições e tutoriais, e um deles me chamou muito a atenção: dizia que a melhor forma de divulgação do seu canal na Twitch é justamente o Youtube. Porque, pensemos bem: muuuito mais gente conhece e usa o YT diariamente do que a Twitch. O seu público está lá. Então, o YT com certeza vai ser a sua porta de entrada para conhecerem seu canal da Twitch (e eu entendi isso com muita facilidade pois foi só eu pensar em como conheci o Alanzoka, que foi pelo YT primeiro). Então, sim, pensando nisso, eu decidi criar o canal. O problema disso é que eu me botei mais trabalho pra fazer, pois afinal, terei que gastar muitas horas editando vídeos e colocando por lá.

Mas a minha esperança é de que vá valer a pena no final. Na real, já está valendo, sabem. Toda a experiência que estou tendo durante toda essa empreitada já está sendo completamente recompensadora. Com certeza, tenho o objetivo de monetizar tudo isso, mas as chances de dar errado são bem, bem maiores. Então, eu estou procurando aproveitar o impacto positivo que tudo isso está tendo na minha vida e vamos seguindo enquanto for divertido e me fizer bem. Enfim, esta é a minha grande novidade e a história dessa loucura toda, e claro, vou deixar abaixo o link da minha twitch (e todas as redes voltadas ao canal, e também ao YT) e pedir encarecidamente para que, quem quiser e puder, por favor siga lá pra dar uma ajuda! <3


Então é isso, meus passarinhos. Muito boa semana procês e se cuidem! Até mais ;*

3 comentários:

  1. Oi Helo, fia!

    Nossa, Helo! Estou muito feliz por saber que seu trabalho na Twitch tem de energizado assim. Inclusive me lembro de ter visto em algum lugar que você estava fazendo lives por lá - talvez no Facebook? O meu anda abandonado já fazem 84 anos, mas entro lá vez por outra pra catar informações/links úteis.

    Esse vídeo do Alan, junto com aquele meme do "O nome dele é Alan, e ele mata pra caralho", são duas pérolas, ahauahsushsush.

    Eu ainda tenho algumas questões com lives. Do tipo, eu acho que demanda tempo demais (na maioria das vezes), e também não tenho como jogar junto (por motivos de: meu pc é um vovô, não aguento o mínimo tranco que seja), então né. Mas de verdade, é bom ver que tu se animasse com isso!

    Ei, mas deve ser uma loucura fazer essas lives e ter que responder ao chat ao mesmo tempo, Deus pai. Eu sempre tive curiosidade de saber como funciona todo o sistema de transmitir o jogo para as outras pessoas verem, gravar à si próprio e ainda ter como olhar ao chat. Na minha cabeça, precisava de umas três telas diferentes pra isso, huehue.

    É isso aí Helo, fia! Desejo que você cresça, de verdade, boto fé que esse início de sonho não vai dar tudo errado, pelo contrário, vai dar tudo certo <3 Quem sabe um dia eu apareço lá nas tuas lives da Twitch.

    Um xero <3

    OBS. Eu falei tanto em lives nesse comentário que já tava sentindo que tava falando de mim em terceira pessoa. Causos de alguém que se chama Lives.

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que vejo o nome do Alan eu já dou risada porque sempre lembro das expressões dele e o como ele é engraçado (e peguei todas as manias dele? A resposta é sim). Normalmente não acompanho muitas lives de games na Twitch (tenho uma conta por lá, só tá abandonada no momento, mas vou te seguir quando eu logar ♥)

    Deve ser bem intenso fazer algo, ver se tem algo no chat e ainda se preocupar se o áudio e o vídeo estão bons. Desejo que você conquiste mais seguidores e que suas lives sejam um sucesso ♥

    (ps: te segui com meu insta. pessoal e te segui com meu user de desenhos na sua conta de desenhos xD)

    Beijos, Helo ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem contigo? Primeira vez que visito seu blog e uau, que layout lindo! o yato é uma verdadeira inspiração não é? faz tempo que vi noragami mas me lembro de fazer um layout com esses exatos olhos azuis brilhantes hahahahaha

    Espiando um pouco por aqui eu estranhamente me identifiquei muito com você, Helo! Vou voltar por aqui mais vezes!

    Devo admitir que na hora que li o título da postagem já me veio o meme na cabeça HAHAHAHAAH espero que realmente esse sonho não passe pra parte onde dá tudo errado mas, pelo que você escreveu, parece que é só coisa boa pela frente!

    Eu nunca explorei muito a twitch mas sei que tem alguns canais menores que são realmente legais, como você disse, é melhor porque você pode interagir mais, os streamers geralmente dão mais atenção

    Começar as coisas é sempre o mais difícil, eu entendo completamente a parte do medo em acabar fazendo as coisas "pro nada", acho que é exatamente por esse motivo que eu ainda não comecei o meu canal no youtube, bate aquele desânimo, a insegurança... mas, como você disse, não é impossível! Nada é.

    Caraca, fiquei mto feliz de ver como você se empenhou e como os frutos já estão vindo! Mesmo sendo só dez pessoas, são pessoas! Não é pouco quando você olha de uma perspectiva pensando que cada vez mais hoje em dia é difícil se destacar, é um começo!

    E LIS é um jogo maravilhoso! Eu ainda não joguei as sequências mas o primeiro já foi um grande impacto pra mim, que jogo lindo! (eu salvei a chloe e você? HAHAHAHAHA) bae or bay? bae ofc

    Vou te seguir na twitch! e me inscrever no canal do youtube~ você já deu o primeiro passo e isso é o mais importante e tem razão, nunca é tarde demais e ninguém é velho demais (alias, você não é velha poxa! só 25 aninhos) pra se reinventar, o que falta é coragem mesmo.

    Adorei aqui e definitivamente vou voltar mais vezes!

    Beeeeijos, Neko!
    lilimerence.blogspot.com

    ResponderExcluir

Vai comentar, velhinho? Fico agradicida!
Mas por favor, sem spam ou xingamentos, o resto ta liberado! 8)

Alguns emoticons dywos, use sem moderação:
ಠ◡ಠ . ( ͡° ͜ʖ ͡°) . (ノ・ω・)ノ . (σ≧▽≦)σ . ツ . ¯\_(ツ)_/¯ . (╥﹏╥) . ♥ . ☻ . ✿ . ☮ . ☯ . ® . ™ . ♣ . ✌ . ♪ . ♫