2020, nossa, o que rolou?

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020


É. Então, é. Gente. Eu decidi que não poderia terminar 2020 sem um post aqui no blog, sabe, um encerramento, um tipo de retrospectiva, eu precisava demais recapitular esse ano maluco e documentar tudo no blog, porque senão eu não ia conseguir começar 2021 legal. Não que faça alguma diferença, a virada do ano é só uma convenção, mas de alguma forma a gente sente aquela renovada, aquela esperança, e com 2021 não é diferente. Mas antes de começar, vamos dar aquela introdução apropriada! Olar, tudo bem? Como vocês estão? Aqui está tudo bem! Estou escrevendo dia 24, então estou naqueles preparativos loucos pra comemorar o Natal que, embora seja só quem mora aqui em casa mesmo, vai ser comemorado sim, como sempre hasuahsuuhas Então, sigam-me os bons!

Bem, 2020 foi um ano bem complicado. Ao mesmo tempo que parece que passou rápido, ele pareceu infinito. Aconteceu TANTA coisa. Eu fiz um post lá pra maio explicando o que tinha rolado até o momento na minha vida, e deixei vocês a par de tudo. Bem, eis que, depois disso, ainda rolou muita coisa hahahahaha Então, acho que vou ter que explicar de novo, mas tentarei ser mais breve porque quero falar de outras coisas ainda.

Não sei se alguém lembra, mas eu estava trabalhando num lugar que estava se tornando bem tóxico pra mim. Quando a pandemia começou e entramos de home office, e conforme o tempo foi passando, mais e mais pessoas foram sendo demitidas ou pedindo demissão, o que fazia com que sobrasse mais trabalho pra menos gente (e nada de contratarem pessoas novas). Bem, o que ocorreu foi que eu estava sendo sobrecarregada e isso estava me abalando cada vez mais. Até que um dia, chegou o ápice do negócio. Numa sexta-feira, finalzinho de agosto ainda, anunciaram que a gente ia ter que voltar ao trabalho presencial. Pensem em mim, com filha pequena, pais idosos, sabendo que ia trabalhar lá pra fazer hora extra todo dia, arriscando sair de casa e pegar a droga do corona. Era o que eu mais queria evitar, sabe. E pior de tudo: avisaram que iríamos voltar só uns 2 dias antes, então como eu teria tempo de me preparar para aquilo? Mas ok, até aí beleza. Eu ia, pois fazer o quê? Não era como se estivesse chovendo trampo.

Mas, por um acaso do destino (quando ele quer, ele é bom), naquele mesmo dia que fizeram esse aviso, eu recebi uma chamada para uma entrevista de emprego, num lugar que parecia ser muito bacana. E, claro, como eu já estava atrás disso, aceitei sem pestanejar. A entrevista seria numa segunda-feira, último dia do meu home office, então estaria perfeito. E a entrevista foi ótima! Eu fui super bem e quem me entrevistou me adorou. Saí relativamente confiante (ou melhor, continuei sentada já que a entrevista foi por Discord lol). Mas, ainda tinha um longo dia de trabalho pela frente, o último do home office - e o PIOR dia de todos. Gente, foi horrível.

Era uma segunda-feira, o que já é ruim por si só. Aí, a moça da produção veio e me pediu um pacote de artes para uma transmissão que ia rolar naquele mesmo dia (o que é péssimo e super não-profissional, porque essas coisas tem que ficar prontas muito antes do dia da transmissão). Ok, eu começei a fazer, mas depois ela me falou que precisavam de algumas telas a mais. Quando fui entender melhor do que se tratava, eram VÁRIOS vídeos e bem complexos. Eu definitivamente não sei o que eles esperavam, que fizéssemos milagres? Enfim, o pior de tudo foi que na hora que ela me passou não percebi que seriam tão complexos, só quando comecei a fazer. Só de lembrar desse dia já me sobe um amargo no esôfago! 

O resultado foi que eu simplesmente não consegui entregar todos os vídeos, porque era impossível, e na hora da transmissão (18:30), eu ainda estava tentando correr pra finalizar. E quando a transmissão começou, ficaram me apressando e pedindo, e não tinha o que fazer, pois eu estava tentando o meu melhor e sabíamos que não ia rolar. Eu fui entregando o que consegui, e aí enquanto ainda estava renderizando o último vídeo, eles me vêm e falam que a transmissão já tinha terminado. Eu lá, com a maior cara de palhaça tentando fazer, e no fim os vídeos que fiz nem foram usados porque a cliente disse que só usaria se tivesse todos prontos, o que não foi o caso. Até o DONO da empresa ficou me ligando pra me pedir as coisas (aliás, nem atendi, porque ele era um cuzão e eu tava cagando pra ele).

No final de tudo isso, simplesmente desliguei o computador e comecei a chorar, tamanha foi a minha exaustão. Eu chorei tanto porque eu não aguentava mais. Foi ridículo, estava acabando com a minha saúde mental ficar naquele lugar. Então, nesse mesmo dia, depois de tudo isso, eu tomei a melhor decisão do meu ano (depois da decisão de começar a fazer lives, é claro): pedir demissão de lá. Então, o resumo da ópera é que, no dia seguinte, que foi o primeiro dia presencial, eu simplesmente cheguei lá e a primeira coisa que fiz foi ir até meu chefe e pedir as contas. Nossa, como foi libertador! Eu sabia que era arriscado porque não tinha nada certo ainda, mas eu também tinha algumas economias pra aguentar um ou dois meses desempregada se fosse o caso, então pensei: que se lasque. Fui lá e pedi, e à tarde já estava a caminho de casa sem nem olhar pra trás.

E sabem o que rolou depois? Lembram da entrevista que eu falei que fiz e fui bem? Pois é: uma semana depois, me chamaram pra trabalhar lá! Eles tinham realmente gostado de mim, e eu estou lá já como fixa. Agora, vale mencionar um pouco como é este novo trabalho, que é realmente sensacional: é uma empresa que faz artes para stream (overlays que chama)! Ou seja, eu entrei literalmente no caminho que eu mais queria, porque pude aliar duas coisas que amo. Eu comecei fazendo alguns testes, trabalhos remunerados porém ainda sem estar efetivamente contratada, e como gostaram desses testes, agora estou efetiva lá! E o melhor de tudo de lá é que é tudo 100% home office; inclusive, cada pessoa é de um lugar diferente, tem gente do Brasil todo e até de fora daqui! E como trabalhamos principalmente com cliente gringo, o retorno é muito bom, já que é tudo em dólares. O lado negativo é que, como é PJ e a gente só recebe por trabalhos feitos, tem vezes que não chega muito trabalho pra mim e aí eu não to recebendo tanto quanto gostaria; porém, com o tempo livre, eu tenho mais espaço pra explorar outras coisas, então tenho me dedicado mais às streams, youtube e até fazendo trabalhinhos extras com ilustração. Então, tem sido muito bom nesse sentido meu último trimestre, uma verdadeira mudança de ares.

Agora, eu preciso comentar sobre as lives. Eu acho que essa foi a grande mudança na minha vida este ano, depois é claro da pandemia que nos fez mudar todos os hábitos. Bem, eu comecei sem saber ao certo aonde isso iria me levar, e lembro que eu estava bem empolgada no início, conquistando cada seguidor, cada momento. E querem saber? Eu continuo tão empolgada quanto no início, senão mais ainda. Quando comentei, lá pra junho, que estava começando essa empreitada e já estava feliz com meus 10 seguidores, agora então? Eu estou com mais de 400 seguidores, e contando. Eu agora consigo mais de 10 seguidores em uma só live. É tão motivador saber que você está fazendo algo e ver esse algo crescer, melhorar, evoluir e poder fazer as pessoas se sentirem bem. Eu recebo cada feedback do pessoal que me assiste que me emociona demais. Já me disseram tantas coisas positivas, coisas que eu realmente nem imaginava, nem esperava. Como eu disse, ainda não sei se isso vai dar certo, se eu vou conseguir um dia viver disso (financeiramente), mas eu me importo com o momento e o momento está sendo incrível, e me esforço demais pra ser cada vez melhor. Depois que eu descobri o poder do networking então, aí o negócio deslanchou mesmo!

Mas como nem só de flores é feita a vida, tive momentos bem ruins também por aqui. Graças a deus nenhum familiar mais próximo meu pegou a covid, porém o medo constante e preocupação com isso é algo desgastante demais. Eu fico bem apreensiva sobre o início do próximo ano, porque a pandemia voltou a níveis alarmantes, a tal da segunda onda que o Átila falou e ninguém deu bola (ai, Átila, eu te entendo, viu). E nós, que estamos sem sair de casa há pelo menos 9 meses e contando, bem... Lá vamos nós ficar mais alguns, não é? A esperança é a vacina, mas até isso parece algo tão complicado de acontecer. Bem, mas vamos que vamos. Se aguentamos até aqui, vamos aguentar mais um pouco, né?

Outro momento bem terrível pra mim foi a época das eleições. Aliás, época de eleições é sempre horrível (vide 2018), porque eu que sou bem engajada nessas coisas e fui criada por cientistas sociais, me preocupo de verdade com os rumos da política e sei que a política está em absolutamente tudo, desde um grão de arroz que você compra até uma viagem de férias ou, sei lá, uma série que você assiste. Por mais que as pessoas não saibam ou não queiram saber. Então, eu fiquei verdadeiramente devastada quando o Boulos perdeu a eleição aqui em SP, porque poxa, era a nossa chance, sabe. E pior que eu sabia que ele não tinha chance, mas a esperança é sempre a última que morre, né. Agora estamos aí com governantes que estão aumentando o próprio salário (de novo) e tirando o passe livre dos idosos, enquanto as pessoas continuam morrendo a rodo por causa da pandemia que aliás foi bem ignorada na época das eleições.

Mas isso tudo faz parte, fez parte desse ano, faz parte da vida, vai fazer parte sempre.

Então, eu gostaria de resumir este ano, para mim, para a minha vida em particular, em uma palavra: reinvenção. Foi um ano muito diferente, foi um ano em que eu tive que ser muito criativa, fazer coisas super diferentes, tomar decisões que eu nunca pensei que tomaria. Talvez eu pudesse resumir, de uma forma geral, em amargo, mas particularmente não foi tão péssimo assim. Acho que, se eu for contar, o saldo até ficou positivo (isso, é claro, ignorando tudo ao meu redor e ficando só na minha bolhazinha individual mesmo, que é o que tenho tentado fazer pra manter a saúde mental ok). Então, olhando de forma subjetiva, foi um ano que me trouxe coisas boas e importantes. Eu acho que se não fosse a pandemia, eu não estaria fazendo as lives que amo tanto e não estaria num trabalho tão legal agora. Acho que aquela máxima de que há males que vêm pra bem até que pode ser verdade dependendo da perspectiva.

A questão é que obviamente a gente não consegue ignorar uma fucking PANDEMIA (quer dizer, aparentemente tem muita gente que consegue, né), então sempre vai ficar esse gostinho amargo na boca de que, por mais que tenha sido um ano bom em muitos sentidos pra mim, ele foi terrível sim e houve muitas mortes, sequelas e o pior de tudo: mostrou, mais uma vez, que tem gente ruim em tudo que é canto. Porque alguém que ignora o fato de que pode transmitir uma doença mortal pra alguém em prol de sair pra rolê todo fim de semana porque "não aguenta mais ficar em casa", na moral, eu não gostaria de chamar de amigo. Então a pandemia teve dessas coisas, né.

A retrospectiva de 2020 foi basicamente isso, mas eu gostaria de falar do próximo ano também. É claro que uma mudança de anos não faz milagre algum, não é como se virasse uma chavinha às 0h da virada de 2020 pra 2021 que acabasse com todos os problemas que estamos vivendo. Mas teremos mais um ano inteiro pela frente, que vai certamente trazer muitas alegrias e tristezas, problemas e soluções. Não vai trazer nenhum milagre, e pode ser que teremos mais um ano igual 2020. Mas eu espero que 2021 traga mais esperança, união e positividade. Pra quem manja de astrologia, dizem que próximo ano será melhor, porque entramos na Era de Aquário - ou seja, mais criatividade, mais união e mais respeito pelas artes. Talvez seja apenas um período de renovação, e a gente vai sair de tudo isso melhor ainda. Saber mesmo, ninguém sabe, mas a gente sempre pode fazer a nossa parte pra melhorar, né?

Então, eu só fico aqui desejando a todos um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo, que todos tenham muita saúde, paz e prosperidade no ano que vem!

P.S.: O blog completou 5 anos esse mês! Uau! Desculpa estar te deixando meio de lado esses dias, meu querido, mas parabéns pra você e obrigada por tudo, L'Énigmatique <3

4 comentários:

  1. Acredite, se algum ritual de passagem é importante para você é melhor fazê-lo. Acredito que por mais simplista ou ""bobo"" que seja, se ele realmente te faz sentir em outro momento de sua vida e você quer se sentir assim, faça seus rituais. 2020 foi um ano especialmente difícil, um motivo à mais para fazê-los *risos*.

    Ah, essa sensação de se sentir refém do emprego deve ser terrível, ainda mais quando ele desconsidera que você não vive só pelo trabalho, e sim o trabalho que faz parte da sua vida. Já conversamos um pouco mais sobre isso no post de Maio, mas sempre bom reforçar que trabalhos abusivas são uma verdadeira bosta. Rapaz, mas que saia justa! A pessoa inventa te contratar um serviço em cima da hora e nem sequer se importa em dar os horários direito. Sacanagem, hein. Putz, fiquei mal por ti só de imaginar a situação toda. Mas ainda bem que sua entrevista deu certo! É aquele velho ditado: "Existem males (se demitir, no caso) que vem para o bem".

    Ai Helo, que bom que tua vida de streameira tá dando certo! Tudo de bom pra ti, fia :33 Eu inclusive notei que tens adotado uma frequência maior de postagens de vídeo nas últimas semanas, e também sei que dei uma sumida violenta do teu canal no YouTube. É uma questão que pretendo falar com mais detalhes em posts futuros, mas pretendo aparecer em alguma live tua em algum momento. Eu tardo mas não falho.

    Felizmente ninguém de minha família pegou COVID também. Se vale de informação, as coisas aqui no interior estão bem mais brandas e eu nem me lembro se alguém aqui nas redondezas chegou a falecer por corona. Isso é uma boa coisa, afinal a maior parte da população daqui é idosa e/ou tem comodidade. Mas é, enquanto a vacina não chega é força na peruca e tentar continuar assim o/

    Eu tenho certa resistência à época de votação. Sei bem da importância do voto, mas me falta fé nas pessoas para investir meu voto nelas. É a vulga preguiça numa numa intensidade que só o ser humano consegue me provocar.

    Bem, o que você falou é verdade, acho que dificilmente as coisas vão poder ser como eram antes, ainda mais agora que o vírus apresentou uma mutação ainda dentro da pandemia. Ainda assim, é ansiando por dias melhores que eles virão. Feliz ano novo, Helo :33

    Um xero <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e eu fiz uma plaquinha em comemoração dos cinco anos de L'Énigmatique. Não achei a data exata do aniversário do blog, então deixei nela a data de entrega mesmo :3 espero que goste (https://1.bp.blogspot.com/-rO8crSrEFa8/X-yCxqDYDGI/AAAAAAAAVtw/Gf_xphxZkY8DfgG0dQbUDEYqqjy8yypgACLcBGAsYHQ/s400/helo-bday.png).

      Excluir
  2. Hello!!!

    Feliz 2021, vamos torcer por coisas boas esse ano. E que tudo siga bem, pq 2020 foi tenso demais!!!

    Gente, que desespero você deve ter passado naquele trabalho, wu ficariq arrasada do mesmo jeito. Que bom que vc tomou essa decisão e a entevista para outro emprego foi sua salvação! Apenas gratidão!

    2020 serviu para testar nossos limites, para nos fazer repensar no que estavamos fazendo da nossa vida. E tbm para por a vista mais ainda, esse governo podre. Juro para vc, tenho vergonha dessa política brasileira. Tbm me senti frustrada em relação a eleição, o povo tendo a oportunidade de mudar e simplesmente elegeram os meus candidatos. Povo gosta dessa bagunça!

    Enfim, que bom que 2020 não foi só desespero para vc e conseguiu dar a volta por cima quando foi preciso. Parabéns!

    E como faz para ver suas lives? Eu mexo no blog pelo celular e muitas vezes e acabo não vendo tudo nos sites kkk

    Parabéns pelos 5 anos de blog!!!! O meu ja tem 8 anos, e tadinho parei ate de comemorar. Vou ve se faço isso esse ano. Kk

    Bejinhos, linda!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir

Vai comentar, velhinho? Fico agradicida!
Mas por favor, sem spam ou xingamentos, o resto ta liberado! 8)

Alguns emoticons dywos, use sem moderação:
ಠ◡ಠ . ( ͡° ͜ʖ ͡°) . (ノ・ω・)ノ . (σ≧▽≦)σ . ツ . ¯\_(ツ)_/¯ . (╥﹏╥) . ♥ . ☻ . ✿ . ☮ . ☯ . ® . ™ . ♣ . ✌ . ♪ . ♫